ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O QUE MUDA NO ATO DE PRENDER

Lei que restringe prisão preventiva entra em vigor. Governo garante que não haverá libertação em massa de presos no Estado - ZERO HORA 04/07/2011

A Lei 12.403/2011, que transforma a prisão preventiva no último recurso após nove medidas alternativas, entra em vigor hoje em todo o país. A alteração em 32 dos 809 artigos do Código de Processo Penal tem por objetivo reduzir a superlotação nos presídios.

Basicamente, ficará mais difícil manter preso sem julgamento um suspeito de crime, especialmente nos casos de furto simples, receptação, apropriação indébita, porte ilegal de arma e homicídio culposo (sem intenção de matar). Atualmente, há no Rio Grande do Sul 7.168 presos provisórios – detidos enquanto são investigados por suspeita de terem cometido um crime –, mas nem todos poderiam se beneficiar da lei, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O advogado criminalista Jader Marques, diretor do Centro de Estudos da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e coordenador do Instituto Lia Pires, afirma que a mudança no Código de Processo Penal permitirá a verificação de uma cifra até agora oculta.

– Estamos diante da possibilidade de se revelar o quanto da população carcerária está presa indevidamente. O percentual que se acredita deve ser libertado é de 30%. Mais do que isso, pode ser sinal de uso do processo em substituição à pena – argumenta, lembrando que a maior parte dos presos provisórios devem estar nessa condição por serem suspeitos de crimes com pena superior a quatro anos.

Vigilângia ainda é problemática

No lugar da prisão provisória, a legislação prevê medidas alternativas. Em vez do encarceramento de investigados por crimes cujas penas vão até quatro anos de prisão, a lei prevê o uso de tornozeleiras eletrônicas e o recolhimento domiciliar. No Estado, porém, a vigilância é problemática. Depois que um contrato emergencial permitiu o uso de 400 tornozeleiras até o início do ano, nenhum dispositivo está em funcionamento. Quanto ao controle dos presos domiciliares, faltam agentes na Superintendência dos Serviços Penitenciários. A adaptação chegará até o Instituto Psiquiátrico Forense (IPF). A internação, outra medida alternativa à prisão, limita-se pela falta de vagas. Segundo o diretor do IPF, Ruben Menezes, haverá mais demanda por laudos, em um local que poderia abrigar mais 90 pessoas.

A SSP, por meio de sua assessoria de comunicação, garante que não haverá uma libertação em massa desses encarcerados porque vários requisitos precisam ser cumpridos para tanto. Para começar, é necessário que o advogado ou o defensor público solicite na Justiça a soltura. Depois, o pedido tem de ser analisado pelo Judiciário.

Medidas alternativas à prisão. Nove possibilidades devem ser analisadas pelo juiz antes de optar pela prisão provisória:

1) Comparecimento periódico à Justiça. O suspeito deve se apresentar ao Fórum da cidade. O comparecimento não impede novos crimes.

2) Impedimento de frequentar determinado local. Utilizado em casos de violência doméstica. É de vigilância difícil.

3) Proibição de contatar determinada pessoa. É de difícil vigilância. O uso de tornozeleiras eletrônicas facilitaria seu cumprimento.
4) Proibição de se ausentar de uma comarca
Aplicada durante a investigação. A pessoa poderia ser flagrada em abordagem policial ou por denúncia.

5) Recolhimento domiciliar à noite e em dias de folga. O monitoramento, hoje, cabe a agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários. Por faltar funcionários, o trabalho é feito por amostragem.

6) Suspensão do trabalho. É voltada aos crimes de colarinho-branco. A nova lei não impede que um servidor, por exemplo, contate cúmplices de uma fraude ou frequente o seu ambiente de trabalho, possibilitando a eliminação de provas.

7) Internação provisória. Há escassez de vagas no único hospital psiquiátrico do Estado. A capacidade é para 441 internos, mas há 523 pacientes.

8) Pagamento de fiança. A medida não impede que o suspeito volte a cometer crimes ou que fuja.

9) Monitoramento eletrônico. Feito por meio de tornozeleira ou pulseira. Atualmente, não há nenhum equipamento desse tipo no Estado.

QUANDO VALE A PREVENTIVA - Crimes com pena prevista superior a quatro anos ou em casos envolvendo violência doméstica contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos, enfermos ou portadores de deficiência.

QUANDO É A ÚLTIMA OPÇÃO - Crimes com pena inferior a quatro anos: furto simples, receptação, apropriação indébita, porte ilegal de arma e homicídio culposo (sem intenção de matar)

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Esta lei evidencia o amadorismo e a negligência dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que, ao invés de fortalecerem e cumprirem seriamente as políticas prisionais previstas em lei, promovem um "contrato legal" sem aplicação prática pela falta de instrumentos do Estado, que nada mais é do que um acordo de padrinhos para não se indisporem uns com os outros em questões como construção e melhoria dos presídios, contratação de pessoal, investimentos, solução da morosidade judicial, reinclusão dos apenados, direitos e segurança dos presos, direitos humanos dentro das cadeias e outras "mazelas" que impedem os poderes de preservarem de fato a ordem pública. Este "contrato" despreza as consequências relativas ao esforço e risco de morte de policiais e a insegurança do cidadão nas ruas e lares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário