ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

MP DENUNCIA POLICIAIS MILITARES QUE USARAM SPRAY DE PIMENTA EM PROTESTO


Abuso de autoridade. MP denuncia PMs que jogaram spray de pimenta em adultos e crianças durante protesto de ex-moradores do Morro do Bumba - 06/07/2011 às 09h26m. O Globo

RIO - O Ministério Público Estadual denunciou, nesta terça-feira, o capitão da Polícia Militar Bruno Schorcht e o soldado D'Angelo de Matos Pinel pelos crimes de abuso de autoridade, cometidos durante protesto de moradores do Morro do Bumba, no dia 23 de março. Os manifestantes cobravam o pagamento do aluguel social devido pela prefeitura de Niterói. O capitão do 12º BPM (Niterói) foi flagrado pela TV Globo jogando spray de pimenta nos olhos de um homem que participava pacificamente do movimento. Já o soldado foi flagrado pelo GLOBO lançando o spray de pimenta nos olhos de duas crianças, de 6 anos e 7 anos, e da mãe delas, que também aguardava o pagamento.

Caso sejam condenados, os PMs poderão pegar até seis meses de prisão por cada crime, além da perda do cargo. Durante a investigação, o MP descobriu que o capitão Schorcht já foi punido disciplinarmente e é réu, desde o início do ano, num processo criminal em São Gonçalo por suposto crime de homicídio duplamente qualificado.

Na denúncia, o MP ainda pede que os policiais sejam imediatamente suspensos de suas funções até que o processo seja concluído. Segundo o promotor Claudio Calo, a medida "é extremamente necessária porque os policiais militares denunciados demonstram que não têm vocação e aptidão para o exercício de função tão importante que é a de policiamento ostensivo". Calo destacou também que ambos tiveram treinamento, inclusive na utilização do spray de pimenta, e "deveriam possuir bom senso e equilíbrio". Ele também afirma que os dois abusaram de seu poder, "agindo de forma excessiva e desnecessariamente agressiva". De acordo com a denúncia do MP, as crianças atingidas pelo soldado D'Angelo "gritavam de dor" e a conduta do soldado foi "torpe, criminosa, desastrosa e abusiva".

O Ministério Público pediu à Justiça que os PMs sejam proibidos de manter qualquer contato pessoal, telefônico ou virtual com as vítimas e seus familiares. O promotor lamentou que, embora o caso tenha acontecido no dia 23 de março, até agora o procedimento administrativo disciplinar não tenha sido concluído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário