ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

PM NÃO CONSEGUE CUMPRIR ORDEM JUDICIAL DIANTE DE REAÇÃO SEM-TERRA

Questão agrária. Sem-terra reagem e PM da Bahia não consegue cumprir ordem judicial - o globo, 27/07/2011 às 21h35m. Mário Bittencourt, da Agência A Tarde


ITAMARAJU (BA) - Nem a presença da Polícia Militar foi suficiente para que as 315 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que há um mês e meio invadiram uma fazenda em Itamaraju, a 743 quilômetros de Salvador, deixassem o local.

Os sem-terra chegaram a atirar coquetéis molotov num trator que tentou derrubar os casas construídas durante a ocupação. Apesar de a ordem de reintegração de posse ter sido dada pela Justiça em 13 de setembro de 2010, a PM só compareceu à fazenda Toca da Onça, para tentar fazer cumprir a decisão judicial, sexta-feira passada.

- Estamos em clima de guerra e não vamos sair daqui enquanto não for dada uma terra para nós. Na lei ou na marra, nós vamos entrar. Não tem mais discussão - ameaçou a coordenadora do MST Vera Lúcia Almeida, que está à frente das famílias que acampam na entrada de acesso à fazenda Toca, no povoado de Pirajá, em Itamaraju, no extremo sul da Bahia.

Tentativa de derrubar barracos gerou conflito

O auge da tensão ocorreu na manhã de domingo, quando um trator emprestado por um amigo do fazendeiro José Carlos Torres, um dos donos da Toca da Onça, começou a derrubar os 130 barracos que os sem-terra fizeram ao longo da ocupação, iniciada em 13 de junho. Uma casa e o banheiro coletivo dos sem-terra foram derrubados em parte.

Os invasores então tentaram pôr fogo no trator, atirando coquetéis molotov.
Um funcionário da fazenda que dirigia o trator correu com medo, e os militantes do MST rasgaram com faca os pneus do veículo. Vera Lúcia disse que os sem-terra agiram assim porque o MST não aceita que as casas (nove delas já têm antenas parabólicas) sejam derrubadas nem quer que as plantações feitas pelos sem-terra acabem destruídas.

Os sem-terras dizem ter plantado mandioca, milho, feijão, tomate, abóbora, maxixe, coentro, cebola, aipim e outras culturas em cerca de 20 hectares. Segundo eles, funcionários da fazenda destruíram pés de mandioca.

Na última sexta-feira, 45 PMs foram à fazenda e, no sábado, já tinham saído. Como os sem-terra ficaram acampados na entrada do imóvel, o fazendeiro José Carlos Torres se recusou a assinar o auto de reintegração:

- Não me sinto seguro em ter minha propriedade reintegrada - disse. - Acho um absurdo o que está ocorrendo. Parece que não temos lei.

José Carlos disse que a fazenda é produtiva:

- Sou pecuarista e criava 1,2 mil cabeças de gado de corte e leite lá. Estava tirando de 400 a 500 litros de leite por dia.

O fazendeiro justificou o uso do trator incendiado pelos sem-terra:

- Ia derrubar, sim, porque não tenho interesse em deixar essas casas lá. Quero que eles saiam de lá imediatamente, não tem conversa nem acordo nenhum mais.

O oficial de Justiça Antônio César Barreto, que acompanhou os PMs, disse que não deu a fazenda como reintegrada, "pois havia gente do MST ainda lá dentro quando fomos lá e nos disseram que não iam sair".

PM enviará oficial para intermediar impasse

Nesta quarta-feira, não foi possível entrar em contato com o juiz Humberto José Marçal, titular da Vara Cível de Itamaraju, que deu a decisão de reintegração de posse. Ele está de licença e só volta a trabalhar no próximo dia 1º. Segundo o comandante da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Raimundo César Magalhães, a Casa Militar enviará esta semana para a cidade um oficial com o objetivo de intermediar o impasse.

- A demora para fazer o cumprimento da reintegração de posse se deu porque a PM tem por base ter cautela nesses casos para que não haja nenhum conflito. O desejo é que haja uma desocupação pacífica, e, para isso ocorrer, tem de haver negociações e toda uma logística - disse.

Na Bahia, há outras fazendas na mesma situação da Toca da Onça em Prado, Itamaraju e Jucuruçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário