ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O PIOR SALÁRIO POLICIAL DO PAÍS







Pneus incendiados provocaram bloqueio na BR-285, em Passo Fundo. Manifestação semelhante havia ocorrido no início do mês, em Frederico Westphalen - ZERO HORA, 22/08/2011 | 08h51min

Cerca de 30 pneus foram incendiados na BR-285, em Passo Fundo, no norte do Estado, na madrugada desta segunda-feira. O fogo começou por volta das 4h30min e logo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, não havia manifestantes no local, apenas faixas alusivas à campanha salarial de policiais militares.

Manifestação semelhante já havia sido feita no dia 4 de agosto, em Frederico Westphalen, também no norte do Estado. Pneus foram usados para fazer uma barreira e criar um incêndio na altura do km 20 da BR-386, interrompendo o tráfego por mais de uma hora. Faixas fixadas junto ao acostamento da rodovia pediam aumento de salário e aprovação da PEC 300, que prevê piso nacional para bombeiros e policiais.

A polícia investiga a autoria dos protestos.

Ao lado do incêndio, foram colcoadas faixas alusivas à campanha salarial de policiais