ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CORDA ESTICADA

Taline Oppitz | Luiz Augusto Kern - Interino, Colaborou Danton Júnior - CORREIO DO POVO, 22/09/2011


As negociações envolvendo o reajuste dos vencimentos dos policiais militares gaúchos vão se afunilando, depois de quase um mês de conversações entre o Piratini e as entidades dos servidores.

Há diálogo entre as partes, mas a continuidade da queima de pneus pelos manifestantes ligados à BM demonstra que a conversação caminha no fio perigoso que pode levar à indisciplina ainda mais explícita.

A negativa dos policiais em darem acordo à proposta oficial, aceita pelas entidades representativas, aponta também para um deslocamento do poder de decisão que perigosamente parece estar com os policiais que evitam se expor publicamente. Há riscos, e o Piratini sabe disso.

Racha

A divisão entre soldados, que aprovam a proposta de reajuste apresentada pelo governo do Estado, e os sargentos, que rejeitam, revela uma divisão interna na Brigada Militar que pode colocar mais combustível na negociação, que se arrasta sem previsão de término.

Nenhum comentário:

Postar um comentário