ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ATENTADO À JUSTIÇA - BUSCA ÀS ARMAS USADAS PARA MATAR JUÍZA


Polícia busca armas usadas em morte de juíza no batalhão de São Gonçalo - Reportagem: Diogo Dias e Ana Miguez - O DIA ONLINE, 12/09/2011

Rio - Policiais da Divisão de Homicídios (DH) buscam armas de calibre 38 e 40 no Batalhão da PM de São Gonçalo, na Região Metropolitana, na manhã desta segunda-feira. O objetivo dos agentes é encontrar o armamento usado no assassinato da juíza Patrícia Acioli, morta com 21 tiros na noite do dia 11 de agosto, quando chegava de carro em casa em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói. A ação acontece após a conclusão do inquérito que apontou três policiais militares como os responsáveis pelo assassinato da magistrada. A notícia foi publicada nesta segunda-feira por O DIA.

Policiais da DH também cumprem mandados de busca e apreensão em 15 endereços relacionados ao tenente Daniel dos Santos Benitez Lopes e os cabos Sergio Costa Junior e Jefferson de Araujo Miranda, acusados de executar a juíza.

Prisão temporária decretada


Eles fazem parte do Grupo de Ações Táticas (GAT) do 7º BPM (São Gonçalo) e tiveram as prisões temporárias decretadas neste domingo, pelo plantão judiciário de Niterói, acusados do assassinato da juíza Patrícia Acioli. No pedido de prisão temporária, os policiais são definidos como ‘membros de uma verdadeira organização criminosa de altíssima periculosidade’.

Os três já estão presos na Unidade Prisional — antigo BEP — acusados ainda da morte de Diego de Souza Beliene, de 18 anos, no Complexo do Salgueiro, São Gonçalo, em junho. As prisões foram decretadas por Patrícia horas antes de ser covardemente executada. Segundo a conclusão do inquérito da Divisão de Homicídios do Rio (DH), um mês antes do assassinato de Patrícia, uma advogada telefonou para o cabo Jefferson Miranda.


O carro de Patrícia foi crivado de tiros. Pelo menos onze projéteis atingiram a magistrada quando ela chegava em sua casa, em Piratininga, Niterói | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Na conversa revelou que a magistrada iria incluir no processo sobre Diego toda a guarnição do GAT que esteve no local. Até então, só os cabos Sammy dos Santos Quintanilha e Flávio Cabral Bastos tinham sido presos. Jefferson foi ao encontro de Sérgio Costa Junior em São Gonçalo. No fim da tarde, ambos marcaram com o tenente Daniel dos Santos Benitez Lopes no Largo do Barrada, Niterói. De lá, os três seguiram para a rua onde Patrícia morava, no bairro do Tibau, e lá permaneceram por cerca de meia hora, retornando para o Largo do Barrada.

No dia 12 de julho, a juíza enviou ofício ao comando do 7º BPM para que fossem informados os nomes e identidades dos integrantes da guarnição do GAT que participaram da operação no Complexo do Salgueiro. Em 11 de agosto, dia do crime, a advogada de um deles foi ao Fórum de São Gonçalo e soube pela própria Patrícia Acioli que ela iria decretar a prisão dos outros policiais.

Foi aí que, de acordo com as investigações, essa advogada telefonou para seu cliente, para o cabo Jefferson e o tenente Daniel Benitez, que estava no 7º BPM, na Rua Doutor Alfredo Backer, no Mutondo. O cabo Sérgio Costa Junior também estava na unidade. Daniel e Sérgio se deslocaram para o Fórum de São Gonçalo, na Avenida Getúlio Vargas, de onde Patrícia Acioli saiu por volta das 23h15 em direção à sua casa onde foi executada.

As origens para o bárbaro crime

Segundo investigações da Divisão de Homicídios do Rio, o assassinato de Patrícia — que não tinha escolta policial — tem como origem um crime ocorrido pouco mais de dois meses antes de sua morte, no dia 3 de junho. Na ocasião, guarnição do GAT do 7º BPM, comandada pelo tenente Daniel dos Santos Benitez Lopes, fez uma incursão no conjunto da PM, no Complexo do Salgueiro, e matou Diego da Conceição Beliene.

Na 72ª DP (São Gonçalo), os policiais alegaram que a morte foi decorrente de auto de resistência por parte de traficantes. As investigações, porém, não comprovaram a versão dos policiais e dois cabos tiveram a prisão temporária decretada pela juíza. No dia 11, o delegado da 72ª DP representou pela prorrogação das prisões.

Vítima foi seguida desde saída do Fórum

A análise das câmeras de monitoramento de vigilância da região mostra que a juíza foi seguida desde a saída do fórum por seus executores, que estavam em uma motocicleta Honda azul, modelo Falcon. Ao se aproximarem da ponte que dá acesso ao bairro do Tibau, os executores perceberam que Patrícia seguia para casa, onde eles já tinham estado um mês antes, e a ultrapassaram. Ficaram escondidos atrás de uma Kombi estacionada na frente de uma casa vizinha à de Patrícia.

A magistrada chegou e, ao parar seu carro em frente ao portão de casa, foi surpreendida por dois criminosos, que abriram fogo contra a janela e a porta lateral esquerda do Fiat Ideia dirigido por Patrícia. Ela foi atingida por 21 tiros. Os executores deixaram o local calmamente e de lá cada um dos acusados seguiu para a sua casa.


Conhecida pelo seu rigor contra grupos de extermínios formados por PMs, Patrícia Acioli tinha 47 anos | Foto: Reprodução Internet

Os peritos da DH recolheram vários estojos e projéteis de calibres 38mm, 40mm e 45mm. A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) informou que o lote foi vendido para a PM e parte destinado ao 7º BPM, como O DIA revelou dia 22. Um computador que armazenava imagens das câmeras do local também foi apreendido pelos investigadores. Ainda esta semana, eles esperam encontrar as armas do crime.

O passo a passo de um crime que afrontou o Judiciário e a sociedade

- Em 11 de agosto, a juíza Patrícia Lourival Acioli é morta com 21 tiros, em Piratininga, Niterói. Ela acabara de sair do fórum onde horas antes decretara a prisão de oito PMs acusados de forjar auto de resistência. Entre eles, os três apontados como seus assassinos.

- Após o crime, vêm à tona denúncias de que o Tribunal de Justiça negou escolta à magistrada que havia informado várias vezes à instituição que estava sendo ameaçada de morte. Patrícia estava sem seguranças desde 2007.

- Policiais do 7º BPM (São Gonçalo) foram apontados como principais suspeitos porque Patrícia era considerada linha dura nos processos que julgava sobre alto de resistência envolvendo os agentes do batalhão.

- Exames de balística provaram que as munições usadas no crime eram da PM, como O DIA noticiou em 22 de agosto. Os cartuchos de calibre 40 arrecadados no local da execução eram de um lote de 10 mil projéteis comprados pela PM. Eles foram distribuídos também para o 7º BPM.

- O Tribunal de Justiça enviou ao Ministério Público (MP) lista com 91 nomes de PMs que respondem a processos na 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, onde Patrícia era titular. A lista foi refeita, o número caiu para 34 e 28 tiveram a prisão pedida. Eles foram afastados das ruas.

- Neste domingo entrevista de O DIA com a mãe da juíza foi pregada na cruz, que está na Praia de Icaraí, Niterói, desde o dia do crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário