NEGOCIAÇÃO À VISTA. Governo quer aproximar salários da Brigada Militar. Com a verticalidade, Piratini prevê que soldados recebam 21% do vencimento de coronéis em 2013 - ZERO HORA 11/04/2012
Em reunião ontem à tarde, o governo do Estado apresentou sua proposta para aproximar os menores dos maiores salários da Brigada Militar. O objetivo do Estado é atender uma antiga demanda dos profissionais de nível médio da corporação – a verticalidade salarial.
A proposta foi detalhada pelo chefe da Casa Civil, Carlos Pestana. Para atingir a verticalidade na proporção desejada, como forma de antecipação, o Executivo propôs um reajuste de 6% em novembro de 2012 para todos as graduações e postos de nível médio. O Piratini pretende fazer com que os soldados da Brigada Militar recebam 21% dos vencimentos dos coronéis em 2013. Para 2014, o objetivo é elevar os ganhos dos soldados a 23% dos salários dos coronéis.
A reação à oferta do governo por parte dos brigadianos foi de cautela. A verticalidade é uma demanda de quase duas décadas da categoria. No final de março, 11 entidades ligadas à Brigada lançaram uma campanha para cobrar do governo Tarso Genro a evolução salarial de soldados, cabos, sargentos e tenentes perante os coronéis.
Até agora, apenas a Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf) conheceu a proposta formalmente. O presidente da entidade, soldado Leonel Lucas, afirmou que a proposta deve ser apresentada aos colegas na semana que vem. Ele disse considerar positiva a iniciativa do Piratini de buscar a verticalidade, que acabou em 1992 no governo de Alceu Collares.
– Se a proposta for aprovada pela categoria, a briga por reajustes passará a ser de todos, de soldado a coronel, este é o maior ganho. É um bom começo, vamos ver o que os colegas acham – afirma.
Para Olivo Moura, vice-presidente da Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM), é necessário cautela. Embora a proposta já tivesse sido divulgada pelo Piratini, ele preferiu esperar um chamado da Casa Civil para discutir, o que ocorrerá possivelmente amanhã.
– Só podemos ter posição depois de receber a proposta formalmente – disse.
Pestana ressaltou que o governo faz esforços para satisfazer o anseio dos brigadianos pela verticalidade – no início do ano passado, os soldados recebiam o equivalente a 11% do vencimento dos coronéis.
– Em 2011, já concedemos reajuste de até 23,5% para os soldados da BM, cuja a última parcela será paga agora, em abril. Nossa política de reajustes prevê um ganho real para toda a Brigada Militar.
COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Muito justo. Agora as categorias de nível médio não precisam puxar para baixo os salários da categoria de nível superior, já que quanto maior o reajuste dado aos Oficiais, mais os subordinados irão receber. A verticalidade garante justiça salarial e unicidade à corporação. Parabéns ao Governo e ao Comando da Brigada Militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário