ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

BM TROCA TIRO COM ASSALTANTES ADOLESCENTES E MATA UM

PORTO ALEGRE - Zona Norte. Adolescente é morto após troca de tiros e assaltos em Porto Alegre. Três jovens foram apreendidos e um fugiu - José Luís Costa, ZERO HORA ONLINE, 18/04/2012 | 08h38


Uma sequência de assaltos praticados por adolescentes resultou em perseguição, acidente, tiroteio e morte nesta madrugada na zona norte de Porto Alegre.

Por volta das 5h, cinco jovens roubaram um Fiesta de uma mulher e, em seguida, tentaram roubar outro carro, mas a motorista de um Gol conseguiu escapar. Logo depois, o grupo chegou a um posto de combustíveis na Avenida Carlos Gomes, rendeu um frentista, pegando o dinheiro que ele tinha, além de produtos da loja de conveniência.

O 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) foi alertado e uma viatura com três PMs passou a procurar os jovens. Em fuga, o grupo seguiu para o bairro Bom Jesus, onde começou um tiroteio. Conforme o tenente coronel Rubilar Pacheco, comandante do 11º BPM, a viatura foi perfurada por dois disparos. O Fiesta acabou batendo.

Três adolescentes foram apreendidos, um fugiu e um outro foi morto pelos PMs. O jovem estaria sem documentos e foi identificado preliminarmente como Willian Trindade da Rosa, 17 anos. A morte ocorreu no Hospital Cristo Redentor. O corpo está no Departamento Médico Legal aguardando a presença de familiares.

Os três adolescentes apreendidos foram encaminhados ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente da Polícia Civil.