Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gendarmaria
Gendarmes franceses.
Uma gendarmaria (em francês: gendarmerie) é uma força militar, encarregada da realização de funções de polícia no âmbito da população civil. Os seus membros são designados "gendarmes".
Ocasionalmente, as gendarmarias podem também exercer funções de preboste ou polícia militar no âmbito das forças armadas, sobretudo nos teatros de operações do estrangeiro.
Etimologia e históri
Gendarmes russos, no final do século XIX.
A palavra "gendarmaria" tem origem no termo francês "gendarmerie", o qual deriva do termo "gendarme". Por sua vez, "gendarme" tem origem no francês antigo "gens d'armes", significando "homens de armas". Historicamente, o termo "homem de armas" referia-se a um cavaleiro dotado de armadura pesada, normalmente de origem nobre, que servia nos exércitos europeus da Idade Média.
O termo ganhou conotações policiais no âmbito da Revolução Francesa, altura em que a anterior Maréchaussée (literalmente "marechalato") do Antigo Regime foi reorganizada e redesignada "Gendarmerie". O conceito e a criação de uma gendarmaria nacional surgiu assim, na Revolução Francesa, em consequência da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, na qual se prescrevia que a segurança era um dos direitos "naturais e imprescindíveis" e que, para preservá-la, era necessária a constituição de uma força pública, em benefício de todos.
A criação da gendarmaria francesa inspirou e serviu de modelo para a criação de instituições semelhantes em outros países, como foram os casos da Guarda Real da Polícia de Portugal (1801), da Marechaussee dos Países Baixos (1814), dos Carabinieri do Reino da Sardenha (1814), da Zhandarmov do Império Russo (1836), da Guardia Civil da Espanha (1844) e da Gendarmerie do Império Austro-Húngaro (1848).
Capacidades policiais e militares
Militares da Guarda Nacional Republicana portuguesa em grande uniforme.
Tal como as polícias civis, as gendarmarias desempenham funções policiais no âmbito da população civil, incluindo as tarefas de manutenção da ordem pública, de combate ao terrorismo e de fiscalização do trânsito rodoviário. Nos países onde existem tanto gendarmarias como polícias civis, as responsabilidades policiais de ambas as corporações são frequentemente repartidas com base em critérios territoriais ou funcionais. Por exemplo, segundo um critério territorial, nomalmente as gendarmarias são responsáveis pelo policiamento das regiões rurais e dos pequenos centros urbanos, enquanto que o policiamento das grandes cidades fica a cargo das polícias civis. Segundo um critério funcional, frequentemente são atribuídas às gendarmarias responsabilidades em relação a funções policiais específicas como é o caso da guarda cerimonial dos chefes de Estado, da segurança de instalações críticas, do socorro em florestas e montanhas, da vigilância aduaneira e costeira e da proteção ambiental.
Para além da capacidade policial, a natureza militar de uma gendarmaria implica normalmente que ela também disponha de uma capacidade para a realização de operações de combate, o que não acontece com uma polícia civil. No âmbito desta capacidade, para além do treino militar do seu pessoal, uma gendarmaria pode estar dotada de equipamento específico de combate como é o caso de blindados e de armas de guerra.
Em virtude da sua dupla capacidade policial e militar, as gendarmarias estão especialmente habilitadas a desempenharem um importante papel nos conflitos modernos, assumindo a responsabilidade pelo re-estabelecimento da lei e da ordem nas zonas de guerra. Unidades de gendarmaria de vários países foram largamente utilizadas em funções deste tipo, no âmbito de operações de manutenção de paz, na ex-Iugoslávia e no Iraque.
Título e estatuto
Elementos femininos dos Carabineiros do Chile.
Os diversos corpos nacionais do tipo gendarmaria incluem, normalmente, o termo "gendarmaria" na sua designação oficial. No entanto, ocasionalmente isso não acontece, como são os casos dos carabineiros italianos e chilenos, da Guarda Nacional Republicana portuguesa ou das polícias militares estaduais brasileiras.
Por outro lado, alguns corpos policiais mantém na sua designação oficial o título "gendarmaria" meramente por razões de tradição, uma vez que já não têm o caráter militar original que os levava a ser classificados como instituições do tipo gendarmaria. É o caso da Real Polícia Montada do Canadá, cuja designação oficial em francês é "Gendamerie royale du Canada" (Gendarmaria Real do Canadá), que perdeu o seu caráter original de força militar na década de 1960.
Em virtude da liberdade que cada país tem de usar o termo "gendarmaria", existem casos desse uso que se podem tornar confusos. Por exemplo, nos cantões da Suíça de língua francesa, as polícias civis uniformizadas são designadas "gendarmarias" apesar de nunca terem tido as características clássicas de gendarmarias. Igualmente, no Chile, o título "gendarmaria" designa a guarda prisional, enquanto que a verdadeira força de gendarmaria chilena é designada "carabineiros". Já na Alemanha, o termo "gendarmaria" era usado como título da força de polícia militar do exército, a qual não tinha quaisquer funções de policiamento civil inerentes a uma verdadeira gendarmaria.
Devido às suas funções junto da população civil, as gendarmarias são frequentemente classificadas como forças paramilitares e não como forças militares, sobretudo nos países anglo-saxónicos onde o policiamento civil raramente está associado a instituições militares. No entanto, as forças de gendarmaria são frequentemente empregues em funções estritamente militares, tanto nos seus próprios países como no exterior, sobretudo no âmbito de operações humanitárias.
Conforme o país, uma gendarmaria pode ser tutelada pelo ministério da Defesa (ex.: Itália) ou pelo ministério do Interior (ex.: Argentina e Roménia). Também poderá ter uma tutela conjunta de ambos os ministérios (ex.: Chile, França e Portugal), existindo uma coordenação entre os dois para o seu emprego.
As gendarmarias constituem forças policiais. No entanto, em muitos países (ex.: França), a palavra "polícia" normalmente é usada apenas para designar polícias civis. Por outro lado, as gendarmarias são frequentemente classificadas como "polícias militares", mas esta classificação pode ser ilusória, uma vez que este termo está associado sobretudo ao policiamento no âmbito interno das forças armadas, o qual não constitui a função básica de uma gendarmaria, apesar de algumas delas também terem essa função (ex.: Itália e França).
Em alguns casos, o estatuto militar de alguns corpos policiais é ambíguo para ser claro se esse corpo deve ser ou não classificado como gendarmaria. Casos como estes incluem os da Real Polícia Montada do Canadá, da Polícia Federal do México, das polícias militares do Brasil ou da antiga Polícia Sul-Africana. Por outro lado, as Tropas Internas da Rússia dependem do Ministério do Interior e desempenham funções quase policiais, mas há dúvidas em classificá-las como gendarmaria uma vez que são unidades estritamente militares. Já a Guarda de Finanças italiana e a antiga Guarda Fiscal portuguesa, apresentam todas as características de gendarmarias, com exceção do facto de não terem funções de polícia geral, mas apenas funções específicas de polícia aduaneira e fiscal.
Organizações internacionais de gendarmaria
Associação FIEP
Países que dispõem de uma gendarmaria
Países que disposeram de uma gendarmaria no passado
A Associação das Forças de Segurança de Natureza Militar da Europa e do Mediterrâneo ou FIEP (de "França, Itália, Espanha e Portugal", países de origem dos quatro primeiros membros) é a associação internacional que reúne as gendarmarias dos países da Europa e do Mediterrâneo. Fundada em 1994, a FIEP agrupa a Gendarmerie nationale francesa, a Arma dei Carabinieri italiana, a Guardia Civil espanhola, a Guarda Nacional Republicana portuguesa, a Jandarma Genel Komutanlığı turca, a Koninklijke Marechaussee neerlandesa, a Gendarmerie Royale marroquina e a Jandarmeria Română romena, para além daGendarmería Nacional Argentina e dos Carabineros de Chile como membros associados. Tem como fim o de promover a cooperação e as especificidades dos seus membros.
Força de Gendarmaria Europeia
A Força Europeia de Gendarmaria (Eurogendfor ou EGF) constitui força de intervenção da União Europeia vocacionada para a realização de funções de polícia de natureza militar em situações de crise internacional. É composta por forças das gendarmarias da Espanha, França, Itália, Países Baixos, Portugal e Roménia.
Corpos nacionais de gendarmaria
Lista de gendarmarias atualmente existentes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gendarmaria
Gendarmes franceses.
Uma gendarmaria (em francês: gendarmerie) é uma força militar, encarregada da realização de funções de polícia no âmbito da população civil. Os seus membros são designados "gendarmes".
Ocasionalmente, as gendarmarias podem também exercer funções de preboste ou polícia militar no âmbito das forças armadas, sobretudo nos teatros de operações do estrangeiro.
Etimologia e históri
Gendarmes russos, no final do século XIX.
A palavra "gendarmaria" tem origem no termo francês "gendarmerie", o qual deriva do termo "gendarme". Por sua vez, "gendarme" tem origem no francês antigo "gens d'armes", significando "homens de armas". Historicamente, o termo "homem de armas" referia-se a um cavaleiro dotado de armadura pesada, normalmente de origem nobre, que servia nos exércitos europeus da Idade Média.
O termo ganhou conotações policiais no âmbito da Revolução Francesa, altura em que a anterior Maréchaussée (literalmente "marechalato") do Antigo Regime foi reorganizada e redesignada "Gendarmerie". O conceito e a criação de uma gendarmaria nacional surgiu assim, na Revolução Francesa, em consequência da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, na qual se prescrevia que a segurança era um dos direitos "naturais e imprescindíveis" e que, para preservá-la, era necessária a constituição de uma força pública, em benefício de todos.
A criação da gendarmaria francesa inspirou e serviu de modelo para a criação de instituições semelhantes em outros países, como foram os casos da Guarda Real da Polícia de Portugal (1801), da Marechaussee dos Países Baixos (1814), dos Carabinieri do Reino da Sardenha (1814), da Zhandarmov do Império Russo (1836), da Guardia Civil da Espanha (1844) e da Gendarmerie do Império Austro-Húngaro (1848).
Capacidades policiais e militares
Militares da Guarda Nacional Republicana portuguesa em grande uniforme.
Tal como as polícias civis, as gendarmarias desempenham funções policiais no âmbito da população civil, incluindo as tarefas de manutenção da ordem pública, de combate ao terrorismo e de fiscalização do trânsito rodoviário. Nos países onde existem tanto gendarmarias como polícias civis, as responsabilidades policiais de ambas as corporações são frequentemente repartidas com base em critérios territoriais ou funcionais. Por exemplo, segundo um critério territorial, nomalmente as gendarmarias são responsáveis pelo policiamento das regiões rurais e dos pequenos centros urbanos, enquanto que o policiamento das grandes cidades fica a cargo das polícias civis. Segundo um critério funcional, frequentemente são atribuídas às gendarmarias responsabilidades em relação a funções policiais específicas como é o caso da guarda cerimonial dos chefes de Estado, da segurança de instalações críticas, do socorro em florestas e montanhas, da vigilância aduaneira e costeira e da proteção ambiental.
Para além da capacidade policial, a natureza militar de uma gendarmaria implica normalmente que ela também disponha de uma capacidade para a realização de operações de combate, o que não acontece com uma polícia civil. No âmbito desta capacidade, para além do treino militar do seu pessoal, uma gendarmaria pode estar dotada de equipamento específico de combate como é o caso de blindados e de armas de guerra.
Em virtude da sua dupla capacidade policial e militar, as gendarmarias estão especialmente habilitadas a desempenharem um importante papel nos conflitos modernos, assumindo a responsabilidade pelo re-estabelecimento da lei e da ordem nas zonas de guerra. Unidades de gendarmaria de vários países foram largamente utilizadas em funções deste tipo, no âmbito de operações de manutenção de paz, na ex-Iugoslávia e no Iraque.
Título e estatuto
Elementos femininos dos Carabineiros do Chile.
Os diversos corpos nacionais do tipo gendarmaria incluem, normalmente, o termo "gendarmaria" na sua designação oficial. No entanto, ocasionalmente isso não acontece, como são os casos dos carabineiros italianos e chilenos, da Guarda Nacional Republicana portuguesa ou das polícias militares estaduais brasileiras.
Por outro lado, alguns corpos policiais mantém na sua designação oficial o título "gendarmaria" meramente por razões de tradição, uma vez que já não têm o caráter militar original que os levava a ser classificados como instituições do tipo gendarmaria. É o caso da Real Polícia Montada do Canadá, cuja designação oficial em francês é "Gendamerie royale du Canada" (Gendarmaria Real do Canadá), que perdeu o seu caráter original de força militar na década de 1960.
Em virtude da liberdade que cada país tem de usar o termo "gendarmaria", existem casos desse uso que se podem tornar confusos. Por exemplo, nos cantões da Suíça de língua francesa, as polícias civis uniformizadas são designadas "gendarmarias" apesar de nunca terem tido as características clássicas de gendarmarias. Igualmente, no Chile, o título "gendarmaria" designa a guarda prisional, enquanto que a verdadeira força de gendarmaria chilena é designada "carabineiros". Já na Alemanha, o termo "gendarmaria" era usado como título da força de polícia militar do exército, a qual não tinha quaisquer funções de policiamento civil inerentes a uma verdadeira gendarmaria.
Devido às suas funções junto da população civil, as gendarmarias são frequentemente classificadas como forças paramilitares e não como forças militares, sobretudo nos países anglo-saxónicos onde o policiamento civil raramente está associado a instituições militares. No entanto, as forças de gendarmaria são frequentemente empregues em funções estritamente militares, tanto nos seus próprios países como no exterior, sobretudo no âmbito de operações humanitárias.
Conforme o país, uma gendarmaria pode ser tutelada pelo ministério da Defesa (ex.: Itália) ou pelo ministério do Interior (ex.: Argentina e Roménia). Também poderá ter uma tutela conjunta de ambos os ministérios (ex.: Chile, França e Portugal), existindo uma coordenação entre os dois para o seu emprego.
As gendarmarias constituem forças policiais. No entanto, em muitos países (ex.: França), a palavra "polícia" normalmente é usada apenas para designar polícias civis. Por outro lado, as gendarmarias são frequentemente classificadas como "polícias militares", mas esta classificação pode ser ilusória, uma vez que este termo está associado sobretudo ao policiamento no âmbito interno das forças armadas, o qual não constitui a função básica de uma gendarmaria, apesar de algumas delas também terem essa função (ex.: Itália e França).
Em alguns casos, o estatuto militar de alguns corpos policiais é ambíguo para ser claro se esse corpo deve ser ou não classificado como gendarmaria. Casos como estes incluem os da Real Polícia Montada do Canadá, da Polícia Federal do México, das polícias militares do Brasil ou da antiga Polícia Sul-Africana. Por outro lado, as Tropas Internas da Rússia dependem do Ministério do Interior e desempenham funções quase policiais, mas há dúvidas em classificá-las como gendarmaria uma vez que são unidades estritamente militares. Já a Guarda de Finanças italiana e a antiga Guarda Fiscal portuguesa, apresentam todas as características de gendarmarias, com exceção do facto de não terem funções de polícia geral, mas apenas funções específicas de polícia aduaneira e fiscal.
Organizações internacionais de gendarmaria
Associação FIEP
Países que dispõem de uma gendarmaria
Países que disposeram de uma gendarmaria no passado
A Associação das Forças de Segurança de Natureza Militar da Europa e do Mediterrâneo ou FIEP (de "França, Itália, Espanha e Portugal", países de origem dos quatro primeiros membros) é a associação internacional que reúne as gendarmarias dos países da Europa e do Mediterrâneo. Fundada em 1994, a FIEP agrupa a Gendarmerie nationale francesa, a Arma dei Carabinieri italiana, a Guardia Civil espanhola, a Guarda Nacional Republicana portuguesa, a Jandarma Genel Komutanlığı turca, a Koninklijke Marechaussee neerlandesa, a Gendarmerie Royale marroquina e a Jandarmeria Română romena, para além daGendarmería Nacional Argentina e dos Carabineros de Chile como membros associados. Tem como fim o de promover a cooperação e as especificidades dos seus membros.
Força de Gendarmaria Europeia
A Força Europeia de Gendarmaria (Eurogendfor ou EGF) constitui força de intervenção da União Europeia vocacionada para a realização de funções de polícia de natureza militar em situações de crise internacional. É composta por forças das gendarmarias da Espanha, França, Itália, Países Baixos, Portugal e Roménia.
Corpos nacionais de gendarmaria
Lista de gendarmarias atualmente existentes
País | Designação em português | Designação local | Notas |
---|---|---|---|
Argélia | Gendarmaria Nacional | Gendarmerie nationale / الدرك الوطني | |
Argentina | Gendarmaria Nacional Argentina | Gendarmería Nacional Argentina | |
Bangladesh | Guarda do Bangladesh | Bangladesh Ansar / Ansar Bahini | |
Barbados | Força-Tarefa Nacional | National Task Force | |
Bielorrússia | Unidade de Polícia para Fins Especiais | Отряд милиции особого назначения [Otryad Militsii Osobogo Naznacheniya] | |
Benim | Gendarmaria Nacional | Gendarmerie nationale | |
Bolívia | Polícia Nacional da Bolívia | Policía Nacional de Bolivia | |
Brasil | Polícias militares | Apesar da designação que - na terminologia de uso internacional - corresponde às polícias internas das forças armadas, as polícias militares brasileiras têm apenas funções de policiamento da população civil. Cada unidade federativa do Brasil tem a sua própria polícia militar estadual. Em âmbito federal, existe a Força Nacional de Segurança Pública que é uma força de intervenção policial que reúne elementos das várias polícias militares estaduais. | |
Bulgária | Gendarmaria | Жандармерия [Zhandarmeriya] | |
Burkina Faso | Gendarmaria Nacional | Gendarmerie nationale | |
Burundi | Gendarmaria Nacional | Gendarmerie nationale | |
Butão | Polícia Real do Butão | Royal Bhutan Police / རྒྱལ་གཞུང་འབྲུག་གི་འགག་སྡེ་ [rgyal-gzhung 'brug-gi 'gag-sde] | |
Camarões | Gendarmaria Nacional | Gendarmerie nationale | |
Camboja | Gendarmaria Real do Cambodja | Gendarmerie royale du Cambodje | |
Canadá | Real Polícia Montada Canadiana | Royal Canadian Mounted Police/ Gendarmerie royale du Canada | |
República Centro-Africana | Gendarmaria Nacional | Gendarmerie nationale | |
Chade | Gendarmaria Nacional | Gendarmerie nationale | |
Chile | Carabineiros do Chile | Carabineros de Chile | |
Chile | Gendarmaria do Chile | Gendarmería de Chile | Apesar da designação, é a instituição encarregada das prisões do Chile, não sendo uma gendarmaria no sentido clássico. A função de gendarmaria no Chile é assegurada pelos Carabineros. |
China | Polícia Armada do Povo | 中国人民武装警察部队 [Zhōngguó Rénmín Wǔzhuāng Jǐngchá Bùduì] | |
Colômbia | Polícia Nacional da Colômbia | Policía Nacional de Colombia | |
Comores | Gendarmaria Federal | Gendarmerie fédéral | |
Costa do Marfim | Gendarmaria Nacional | Gendarmerie nationale | |
Costa Rica | Força Pública | Fuerza Pública | |
República Democrática do Congo | Gendarmaria Nacional Popular | Gendarmerie nationale populaire | |
Djibouti | Gendarmaria Nacional | Gendarmerie nationale | |
Egito | Forças da Segurança Central | قوات الأمن المركزي [Quwwāt al-Amn al-Markazī] | |
Espanha | Guarda Civil | Guardia Civil | |
Equador | Polícia Nacional do Equador | Policía Nacional del Ecuador | |
França | Gendarmaria Nacional | Gendarmerie nationale | |
Gabão | Gendarmaria Nacional | Gendarmerie nationale | |
Guiné | Gendarmaria Nacional | Gendarmerie nationale | |
Haiti | Polícia Nacional do Haiti | Police nationale d'Haiti | |
Hungria | Serviço de Segurança e de Aplicação da Lei | Rendészeti Biztonsági Szolgálat | |
Índia | Força de Polícia da Reserva Central | Central Reserve Police Force | |
Iraque | Polícia Federal | Federal Police | Não deve ser confundida com o Serviço de Polícia Iraquiano de natureza civil, apesar de ambos serem altamente militarizados |
Israel | Polícia de Fronteira | משמר הגבול [Mishmar HaGvul] | |
Itália | Arma dos Carabineiros | Arma dei Carabinieri | |
Itália | Guarda de Finanças | Guardia di Finanza | Dependente do Ministério das Finanças e limitada apenas ao policiamento de âmbito aduaneiro e fiscal, em comparação com os ‘’Carabinieri’’ que têm funções de polícia geral. |
Líbano | Gendarmaria | Amen el Dakhli | Conhecida por "El Darak" |
Madagáscar | Gendarmaria Nacional | Gendarmerie nationale | |
Mali | Gendarmaria Nacional | Gendarmerie nationale | |
Mauritânia | Gendarmaria Nacional | Gendarmerie nationale | |
México | Polícia Federal | Policía Federal | Dispõe de um estatuto civil, mas é composta maioritariamente por pessoal transferido da polícia militar. |
Moldávia | Tropas de Carabineiros | Trupele de Carabinieri | |
Mónaco | Companhia de Carabineiros do Príncipe | Compagnie des Carabiniers du Prince | O Corpo de Sapadores-Bombeiros também está treinado para usar armas e pode prestar auxílio aos Carabineiros. |
Marrocos | Gendarmaria Real | Gendarmerie Royale / الدرك الملكي | |
Níger | Gendarmaria Nacional | Gendarmerie nationale | O Níger dispõe também das Forces nationales d’intervention et de sécurité (Forças Nacionais de Intervenção e de Segurança) de caráter paramilitar, responsáveis pela realização de operações especiais de segurança interna. |
Países Baixos | Marechalato Real | Koninklijke Marechaussee | |
Paquistão | Rangers do Paquistão | Pakistan Rangers | É uma força paramilitar destinada a manter a segurança em zonas de guerra ou de conflitos violentos, sendo composta por elementos do Exército, mas sob comando do Ministério do Interior. Em 1995, incorporou a antiga Mehran Force de características idênticas. |
Paquistão | Corpo de Fronteira | Frontier Corps | Força paramilitar, dependente do Ministério do Interior, responsável pela segurança, vigilância e fiscalização das fronteiras. |
Peru | Polícia Nacional do Peru | Policía Nacional del Perú | |
Polónia | Gendarmaria Militar | Żandarmeria Wojskowa | Apesar da designação, desempenha apenas funções de polícia militar, não exercendo policiamento no âmbito civil. |
Portugal | Guarda Nacional Republicana | ||
Roménia | Gendarmaria Romena | Jandarmeria Română | |
Rússia | Tropas Internas | Внутренние войска [Vnutrenniye Voiska] | |
Ruanda | Gendarmaria | Gendarmerie | |
São Marino | Corpo da Gendarmaria da República de São Marino | Corpo della Gendarmeria della Repubblica di San Marino | |
São Marino | Guarda de Rocha | Guardia di Rocca | É a força militar, antigamente encarregada da guarda das fortificações de São Marino e, hoje em dia, da guarda do Palácio do Governo e da vigilância das fronteiras. Também lhe compete assistir a Gendarmaria no policiamento de âmbito civil. |
Senegal | Gendarmaria Nacional | Gendarmerie nationale | |
Sérvia | Gendarmaria | Жандармерија [Žandarmerija] | |
Suíça | Gendarmarias | Gendarmeries | As gendarmarias constituem o ramo uniformizado das polícias dos cantões de língua francesa da Suíça. Apesar da designação, são corporações totalmente civis, não correspondendo ao conceito clássico de uma gendarmaria. |
Togo | Gendarmaria Nacional | Gendarmerie nationale | |
Tunísia | Guarda Nacional | Garde Nationale | |
Turquia | Comando-Geral de Gendarmaria | Jandarma Genel Komutanlığı | |
Ucrânia | Tropas Internas | Внутрішні війська України [Vnutrisni Viys'ka Ukrayiny] | |
Uganda | Força de Polícia do Uganda | Uganda Police Force | |
Vaticano | Corpo da Gendarmaria do Estado da Cidade do Vaticano | Corpo della Gendarmeria dello Stato della Città del Vaticano | |
Venezuela | Guarda Nacional da Venezuela | Guardia Nacional de Venezuela |
Lista de gendarmarias extintas[editar]
País | Designação em português | Designação local | Criação | Extinção | Notas |
---|---|---|---|---|---|
Afeganistão | Defensores da Revolução | Sarandoy | ~1980 | ~1988 | Formados e empregues no âmbito da República Democrática do Afeganistão com o apoio da União Soviética |
África Oriental Italiana | Polícia da África Italiana | Polizia dell'Africa Italiana | 1936 | 1944 | |
Albânia | Gendarmaria Real da Albânia | Xhandarmëria Mbretërore e Shqipëris | 1924 | ~1939 | |
Alemanha | Gendarmarias estaduais | Landgendarmerie | 1812 | 1972 | Vários estados alemães dispuseram das suas próprias gendarmarias, a primeira das quais foi a da Prússia, criada em 1812. A gendarmaria de Vurtemberga designava-seLandjägerkorps (Corpo de Caçadores do Estado). Durante o regime Nazi, as diversas gendarmarias estaduais foram fundidas num único corpo nacional de gendarmaria. Depois da Segunda Guerra Mundial foram reestabelecidas as gendarmarias separadas nos vários estados, as quais foram sendo posteriormente fundidas, em cada estado, com a polícia de ordem (Ordnungspolizei), formando uma polícia estadual (Landpolizei) unificada. |
Alemanha | Gendarmaria de Campanha | Feldgendarmerie | 1866 | 1945 | Constituiu a polícia militar do Exército Alemão, durante o Segundo e o Terceiro Reich, sendo a antecedente dos atuais Feldjäger (Caçadores de Campanha). Apesar da designação, não constituía uma gendarmaria no sentido clássico do termo, uma vez que não exercia o policiamento no âmbito da população civil. |
Áustria | Gendarmaria Federal | Bundesgendarmerie | 1849 | 2005 | Criada no âmbito do Império Austro-Húngaro como Imperial-Real Gendarmaria (k. k. Gendarmerie). Foi extinta durante o regime Nazi, sendo reestabelecida a seguir à Segunda Guerra Mundial. Em 2005, foi fundida com outros corpos policiais, formando a nova Bundespolizei (Polícia Federal). |
Bélgica | Gendarmaria | Gendarmerie /Rijkswacht | 1796 | 2001 | Formada sob o domínio francês no território que viria a ser a Bélgica, ainda antes do seu estabelecimento como estado independente em 1830. Extinta na sequência da reformulação do sistema policial belga em 2001. |
Colômbia | Corpo de Gendarmaria Nacional | Cuerpo de Gendarmeria Nacional | 1906 | 1909 | |
Checoslováquia | Gendarmeria da Checosláquia | Československé četnictvo | 1918 | 1942 | Foi fundida, em 1942, com a Polícia e os Bombeiros. |
Creta | Gendarmaria Cretense | Κρητική Χωροφυλακή [Kritiki Chorofylaki] | 1899 | 1916 | |
Dinamarca | Gendarmaria de Fronteira | Grænsegendarmeriet | 1838 | 1958 | |
El Salvador | Guarda Nacional | Guardia Nacional | 1912 | 1922 | |
Etiópia | Guarda | ዘበኛ [Zabagna] | 1916 | 1936 | Incluía a Kebur Zabagna (Guarda de Honra) do Imperador. |
Espanha | Corpo de Carabineiros | Cuerpo de Carabineros | 1829 | 1940 | Responsável pelo policiamento no âmbito aduaneiro e fiscal, bem como pela vigilância das costas e fronteiras. Em 1940, foi integrado na Guarda Civil. |
Espanha | Guarda de Assalto | Guardia de Asalto | 1932 | 1937 | Designação corrente do Cuerpo de Seguridad y Asalto (Corpo de Segurança e Assalto), sendo os seus membros conhecidos como "guardias de asalto" (guardas de assalto) ou simplesmente "asaltos". Foi criado, durante a Segunda República Espanhola, como uma força militarizada de intervenção policial, vocacionada para a manutenção da ordem pública nas áreas urbanas. |
EUA | Cavalaria dos EUA | U.S. Cavalry | 1832 | 1877 | A cavalaria do Exército dos EUA desempenhou funções de gendarmaria no Velho Oeste, antes da implementação da lei e ordem e do estabelecimento das autoridades civis. |
Grécia | Gendarmaria Grega | Ελληνική Χωροφυλακή [Elliniki Chorofylaki] | 1833 | 1984 | |
Hungria | Gendarmaria | Csendőrség | 1881 | 1945 | Criada durante a Monarquia Dual Austro-Húngara como Gendarmaria Real da Hungria (k.u. Gendarmerie), em moldes semelhantes à Imperial-Real Gendarmaria (k.k. Gendarmerie) da Áustria. |
Irão | Gendarmaria | Zhandarmiri | 1911 | 1990 | Ao longo dos tempos, sofreu várias reformulações e designações até ser dissolvida em 1990. |
Irlanda | Polícia Real Irlandesa | Royal Irish Constabulary | 1822 | 1922 | Na sequência da separação da Irlanda do Norte da do Sul, deu origem ao Royal Ulster Constabulary (Polícia Real do Ulster) e à Garda Síochána (Polícia da Irlanda) em 1922. |
Itália | Guarda Nacional Republicana | Guardia Nazionale Repubblicana | 1943 | 1945 | Formada no âmbito da República Social Italiana, fruto da fusão dos Carabinieri com a Milizia Volontaria per la Sicurezza Nazionale. |
Japão | Soldados da Lei | 憲兵隊 [Kempeitai] | 1881 | 1945 | Parte do Exército Imperial Japonês, desempenhando tanto funções de polícia militar como de polícia da população civil. |
Japão | Polícia Especial | 特警隊 [Tokkeitai] | 1945 | Correspondente à Kempetai na Marinha Imperial Japonesa. | |
Japão | Polícia Superior Especial | 特別高等警察 [Tokubetsu Kōtō Keisatsu] | 1911 | 1945 | A sua designação é frequentemente abreviada para "Tokkō". Foi estabelecida principalmente para combater as ideologias e movimentos politicos considerados uma ameaça para a ordem pública |
Japão | Polícia Rural Nacional | 1947 | 1954 | Força policial nacional que funcionou no pós-Guerra até à criação da Agência de Polícia Nacional. | |
Luxemburgo | Gendarmaria Grã-Ducal | Gendarmerie grand-ducale | 1733 | 2002 | Fundiu-se com a Polícia Grã-Ducal em 2002. |
México | Guarda Rural | Guardia Rural | 1861 | 1914 | Os seus membros eram conhecidos como “Rurales”. Este termo é ainda utilizado para designar os membros do Corpo de Defesa Rural do México. |
Nicarágua | Guarda Nacional | Guardia Nacional | 1909 | 1979 | Substituída pela Polícia Nacional. |
Palestina | Gendarmaria Britânica | British Gendarmerie | 1920 | 1926 | Substituída pela Transjordan Frontier Force (Força de Fronteira Transjordana). |
Peru | Gendarmaria Nacional do Peru | Gendarmería Nacional del Perú | 1852 | 1924 | Tornou-se na base da Guardia Civil (Guarda Civil). |
Portugal | Guarda Fiscal | 1885 | 1993 | Dependente do Ministério das Finanças e limitada ao policiamento no âmbito aduaneiro e fiscal. Em 1993, foi integrada na Guarda Nacional Republicana, como Brigada Fiscal. | |
Filipinas | Polícia Filipina | Hukbong Pamayapa ng Pilipinas /Philippine Constabulary | 1901 | 1991 | Tornou-se na base da atual Polícia Nacional Filipina. |
Rússia | Corpo Independente de Gendarmes | Отдельный корпус жандармов [Otdelnyi Korpus Zhandarmov] | 1836 | 1917 | |
Teritório Índio dos EUA | Cavalaria Ligeira | Lighthorse | Designação dada pelas cinco tribos civilizadas de índios dos EUA à sua força de polícia a cavalo. | ||
Vaticano | Gendarmaria Pontifica | Gendarmeria Pontificia | 1816 | 1971 | Designado, até 1856, “Corpo dei Carabinieri Pontifici” (Corpo dos Carabineiros Pontífices). Substituído pelo Ufficio Centrale di Vigilanza (Gabinete Central de Vigilância) de natureza civil, o qual se transformou no Corpo di Vigilanza dello Stato della Città del Vaticano (Corpo de Vigilância do Estado da Cidade do Vaticano). Em 2002, foi redesignado “Corpo de Gendarmeria dello Stato della Città del Vaticano” (Corpo de Gendarmaria do Estado da Cidade do Vaticano). |
Zona de Ocupação Americana na Alemanha | Tropas de Polícia dos Estados Unidos | United States Constabulary | 1946 | 1952 | Constituída por militares do Exército dos EUA. |
Referências[editar]
- LAFONT, H., MEYER, P., Le nouvel ordre gendarmique, Seuiil, 1980
- DIEU, F., Gendarmerie et modernité, Éditions Montchrestien, 1994
- DIEU, F., La gendarmerie. Secrets d'un corps, Éditions Complexe, 2002
- DIEU, F., MIGNON, P., Sécurité et proximité. La mission de surveillance générale de la gendarmerie, L'Harmattan, 2001
- PALACIOS CEREZALES, D., Portugal à Coronhada, Tinta da China, 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário