ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

GENDARMERIA: POLÍCIA E MILITAR

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gendarmaria



Gendarmes franceses.

Uma gendarmaria (em francês: gendarmerie) é uma força militar, encarregada da realização de funções de polícia no âmbito da população civil. Os seus membros são designados "gendarmes".

Ocasionalmente, as gendarmarias podem também exercer funções de preboste ou polícia militar no âmbito das forças armadas, sobretudo nos teatros de operações do estrangeiro.


Etimologia e históri

Gendarmes russos, no final do século XIX.

A palavra "gendarmaria" tem origem no termo francês "gendarmerie", o qual deriva do termo "gendarme". Por sua vez, "gendarme" tem origem no francês antigo "gens d'armes", significando "homens de armas". Historicamente, o termo "homem de armas" referia-se a um cavaleiro dotado de armadura pesada, normalmente de origem nobre, que servia nos exércitos europeus da Idade Média.

O termo ganhou conotações policiais no âmbito da Revolução Francesa, altura em que a anterior Maréchaussée (literalmente "marechalato") do Antigo Regime foi reorganizada e redesignada "Gendarmerie". O conceito e a criação de uma gendarmaria nacional surgiu assim, na Revolução Francesa, em consequência da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, na qual se prescrevia que a segurança era um dos direitos "naturais e imprescindíveis" e que, para preservá-la, era necessária a constituição de uma força pública, em benefício de todos.

A criação da gendarmaria francesa inspirou e serviu de modelo para a criação de instituições semelhantes em outros países, como foram os casos da Guarda Real da Polícia de Portugal (1801), da Marechaussee dos Países Baixos (1814), dos Carabinieri do Reino da Sardenha (1814), da Zhandarmov do Império Russo (1836), da Guardia Civil da Espanha (1844) e da Gendarmerie do Império Austro-Húngaro (1848).

Capacidades policiais e militares

Militares da Guarda Nacional Republicana portuguesa em grande uniforme.

Tal como as polícias civis, as gendarmarias desempenham funções policiais no âmbito da população civil, incluindo as tarefas de manutenção da ordem pública, de combate ao terrorismo e de fiscalização do trânsito rodoviário. Nos países onde existem tanto gendarmarias como polícias civis, as responsabilidades policiais de ambas as corporações são frequentemente repartidas com base em critérios territoriais ou funcionais. Por exemplo, segundo um critério territorial, nomalmente as gendarmarias são responsáveis pelo policiamento das regiões rurais e dos pequenos centros urbanos, enquanto que o policiamento das grandes cidades fica a cargo das polícias civis. Segundo um critério funcional, frequentemente são atribuídas às gendarmarias responsabilidades em relação a funções policiais específicas como é o caso da guarda cerimonial dos chefes de Estado, da segurança de instalações críticas, do socorro em florestas e montanhas, da vigilância aduaneira e costeira e da proteção ambiental.

Para além da capacidade policial, a natureza militar de uma gendarmaria implica normalmente que ela também disponha de uma capacidade para a realização de operações de combate, o que não acontece com uma polícia civil. No âmbito desta capacidade, para além do treino militar do seu pessoal, uma gendarmaria pode estar dotada de equipamento específico de combate como é o caso de blindados e de armas de guerra.

Em virtude da sua dupla capacidade policial e militar, as gendarmarias estão especialmente habilitadas a desempenharem um importante papel nos conflitos modernos, assumindo a responsabilidade pelo re-estabelecimento da lei e da ordem nas zonas de guerra. Unidades de gendarmaria de vários países foram largamente utilizadas em funções deste tipo, no âmbito de operações de manutenção de paz, na ex-Iugoslávia e no Iraque.

Título e estatuto

Elementos femininos dos Carabineiros do Chile.

Os diversos corpos nacionais do tipo gendarmaria incluem, normalmente, o termo "gendarmaria" na sua designação oficial. No entanto, ocasionalmente isso não acontece, como são os casos dos carabineiros italianos e chilenos, da Guarda Nacional Republicana portuguesa ou das polícias militares estaduais brasileiras.

Por outro lado, alguns corpos policiais mantém na sua designação oficial o título "gendarmaria" meramente por razões de tradição, uma vez que já não têm o caráter militar original que os levava a ser classificados como instituições do tipo gendarmaria. É o caso da Real Polícia Montada do Canadá, cuja designação oficial em francês é "Gendamerie royale du Canada" (Gendarmaria Real do Canadá), que perdeu o seu caráter original de força militar na década de 1960.

Em virtude da liberdade que cada país tem de usar o termo "gendarmaria", existem casos desse uso que se podem tornar confusos. Por exemplo, nos cantões da Suíça de língua francesa, as polícias civis uniformizadas são designadas "gendarmarias" apesar de nunca terem tido as características clássicas de gendarmarias. Igualmente, no Chile, o título "gendarmaria" designa a guarda prisional, enquanto que a verdadeira força de gendarmaria chilena é designada "carabineiros". Já na Alemanha, o termo "gendarmaria" era usado como título da força de polícia militar do exército, a qual não tinha quaisquer funções de policiamento civil inerentes a uma verdadeira gendarmaria.

Devido às suas funções junto da população civil, as gendarmarias são frequentemente classificadas como forças paramilitares e não como forças militares, sobretudo nos países anglo-saxónicos onde o policiamento civil raramente está associado a instituições militares. No entanto, as forças de gendarmaria são frequentemente empregues em funções estritamente militares, tanto nos seus próprios países como no exterior, sobretudo no âmbito de operações humanitárias.

Conforme o país, uma gendarmaria pode ser tutelada pelo ministério da Defesa (ex.: Itália) ou pelo ministério do Interior (ex.: Argentina e Roménia). Também poderá ter uma tutela conjunta de ambos os ministérios (ex.: Chile, França e Portugal), existindo uma coordenação entre os dois para o seu emprego.

As gendarmarias constituem forças policiais. No entanto, em muitos países (ex.: França), a palavra "polícia" normalmente é usada apenas para designar polícias civis. Por outro lado, as gendarmarias são frequentemente classificadas como "polícias militares", mas esta classificação pode ser ilusória, uma vez que este termo está associado sobretudo ao policiamento no âmbito interno das forças armadas, o qual não constitui a função básica de uma gendarmaria, apesar de algumas delas também terem essa função (ex.: Itália e França).

Em alguns casos, o estatuto militar de alguns corpos policiais é ambíguo para ser claro se esse corpo deve ser ou não classificado como gendarmaria. Casos como estes incluem os da Real Polícia Montada do Canadá, da Polícia Federal do México, das polícias militares do Brasil ou da antiga Polícia Sul-Africana. Por outro lado, as Tropas Internas da Rússia dependem do Ministério do Interior e desempenham funções quase policiais, mas há dúvidas em classificá-las como gendarmaria uma vez que são unidades estritamente militares. Já a Guarda de Finanças italiana e a antiga Guarda Fiscal portuguesa, apresentam todas as características de gendarmarias, com exceção do facto de não terem funções de polícia geral, mas apenas funções específicas de polícia aduaneira e fiscal.

Organizações internacionais de gendarmaria
Associação FIEP


Países que dispõem de uma gendarmaria
Países que disposeram de uma gendarmaria no passado

A Associação das Forças de Segurança de Natureza Militar da Europa e do Mediterrâneo ou FIEP (de "França, Itália, Espanha e Portugal", países de origem dos quatro primeiros membros) é a associação internacional que reúne as gendarmarias dos países da Europa e do Mediterrâneo. Fundada em 1994, a FIEP agrupa a Gendarmerie nationale francesa, a Arma dei Carabinieri italiana, a Guardia Civil espanhola, a Guarda Nacional Republicana portuguesa, a Jandarma Genel Komutanlığı turca, a Koninklijke Marechaussee neerlandesa, a Gendarmerie Royale marroquina e a Jandarmeria Română romena, para além daGendarmería Nacional Argentina e dos Carabineros de Chile como membros associados. Tem como fim o de promover a cooperação e as especificidades dos seus membros.

Força de Gendarmaria Europeia

A Força Europeia de Gendarmaria (Eurogendfor ou EGF) constitui força de intervenção da União Europeia vocacionada para a realização de funções de polícia de natureza militar em situações de crise internacional. É composta por forças das gendarmarias da Espanha, França, Itália, Países Baixos, Portugal e Roménia.

Corpos nacionais de gendarmaria

Lista de gendarmarias atualmente existentes


Brasão da Força de Gendarmaria Europeia.

Brasão da Gendarmaria da Roménia.

Insígnia da Gendarmaria da Sérvia.

Insígnia dos Carabineiros do Chile

Insígnia da Polícia Militar do Brasil.

Brasão da Guarda Nacional Republicana de Portugal.

Emblema da Gendarmaria de Marrocos.
PaísDesignação em portuguêsDesignação localNotas
 ArgéliaGendarmaria NacionalGendarmerie nationale / الدرك الوطني
 ArgentinaGendarmaria Nacional ArgentinaGendarmería Nacional Argentina
 BangladeshGuarda do BangladeshBangladesh Ansar / Ansar Bahini
 BarbadosForça-Tarefa NacionalNational Task Force
 BielorrússiaUnidade de Polícia para Fins EspeciaisОтряд милиции особого назначения [Otryad Militsii Osobogo Naznacheniya]
 BenimGendarmaria NacionalGendarmerie nationale
 BolíviaPolícia Nacional da BolíviaPolicía Nacional de Bolivia
 BrasilPolícias militaresApesar da designação que - na terminologia de uso internacional - corresponde às polícias internas das forças armadas, as polícias militares brasileiras têm apenas funções de policiamento da população civil. Cada unidade federativa do Brasil tem a sua própria polícia militar estadual. Em âmbito federal, existe a Força Nacional de Segurança Pública que é uma força de intervenção policial que reúne elementos das várias polícias militares estaduais.
 BulgáriaGendarmariaЖандармерия [Zhandarmeriya]
 Burkina FasoGendarmaria NacionalGendarmerie nationale
 BurundiGendarmaria NacionalGendarmerie nationale
 ButãoPolícia Real do ButãoRoyal Bhutan Police / རྒྱལ་གཞུང་འབྲུག་གི་འགག་སྡེ་ [rgyal-gzhung 'brug-gi 'gag-sde]
 CamarõesGendarmaria NacionalGendarmerie nationale
 CambojaGendarmaria Real do CambodjaGendarmerie royale du Cambodje
 CanadáReal Polícia Montada CanadianaRoyal Canadian Mounted PoliceGendarmerie royale du Canada
 República Centro-AfricanaGendarmaria NacionalGendarmerie nationale
 ChadeGendarmaria NacionalGendarmerie nationale
 ChileCarabineiros do ChileCarabineros de Chile
 ChileGendarmaria do ChileGendarmería de ChileApesar da designação, é a instituição encarregada das prisões do Chile, não sendo uma gendarmaria no sentido clássico. A função de gendarmaria no Chile é assegurada pelos Carabineros.
 ChinaPolícia Armada do Povo中国人民武装警察部队 [Zhōngguó Rénmín Wǔzhuāng Jǐngchá Bùduì]
 ColômbiaPolícia Nacional da ColômbiaPolicía Nacional de Colombia
 ComoresGendarmaria FederalGendarmerie fédéral
 Costa do MarfimGendarmaria NacionalGendarmerie nationale
 Costa RicaForça PúblicaFuerza Pública
 República Democrática do CongoGendarmaria Nacional PopularGendarmerie nationale populaire
 DjiboutiGendarmaria NacionalGendarmerie nationale
 EgitoForças da Segurança Centralقوات الأمن المركزي‎ [Quwwāt al-Amn al-Markazī]
 EspanhaGuarda CivilGuardia Civil
 EquadorPolícia Nacional do EquadorPolicía Nacional del Ecuador
 FrançaGendarmaria NacionalGendarmerie nationale
 GabãoGendarmaria NacionalGendarmerie nationale
 GuinéGendarmaria NacionalGendarmerie nationale
 HaitiPolícia Nacional do HaitiPolice nationale d'Haiti
 HungriaServiço de Segurança e de Aplicação da LeiRendészeti Biztonsági Szolgálat
 ÍndiaForça de Polícia da Reserva CentralCentral Reserve Police Force
 IraquePolícia FederalFederal PoliceNão deve ser confundida com o Serviço de Polícia Iraquiano de natureza civil, apesar de ambos serem altamente militarizados
 IsraelPolícia de Fronteiraמשמר הגבול [Mishmar HaGvul]
 ItáliaArma dos CarabineirosArma dei Carabinieri
 ItáliaGuarda de FinançasGuardia di FinanzaDependente do Ministério das Finanças e limitada apenas ao policiamento de âmbito aduaneiro e fiscal, em comparação com os ‘’Carabinieri’’ que têm funções de polícia geral.
 LíbanoGendarmariaAmen el DakhliConhecida por "El Darak"
 MadagáscarGendarmaria NacionalGendarmerie nationale
 MaliGendarmaria NacionalGendarmerie nationale
 MauritâniaGendarmaria NacionalGendarmerie nationale
 MéxicoPolícia FederalPolicía FederalDispõe de um estatuto civil, mas é composta maioritariamente por pessoal transferido da polícia militar.
 MoldáviaTropas de CarabineirosTrupele de Carabinieri
 MónacoCompanhia de Carabineiros do PríncipeCompagnie des Carabiniers du PrinceO Corpo de Sapadores-Bombeiros também está treinado para usar armas e pode prestar auxílio aos Carabineiros.
 MarrocosGendarmaria RealGendarmerie Royale / الدرك الملكي
 NígerGendarmaria NacionalGendarmerie nationaleO Níger dispõe também das Forces nationales d’intervention et de sécurité (Forças Nacionais de Intervenção e de Segurança) de caráter paramilitar, responsáveis pela realização de operações especiais de segurança interna.
 Países BaixosMarechalato RealKoninklijke Marechaussee
 PaquistãoRangers do PaquistãoPakistan RangersÉ uma força paramilitar destinada a manter a segurança em zonas de guerra ou de conflitos violentos, sendo composta por elementos do Exército, mas sob comando do Ministério do Interior. Em 1995, incorporou a antiga Mehran Force de características idênticas.
 PaquistãoCorpo de FronteiraFrontier CorpsForça paramilitar, dependente do Ministério do Interior, responsável pela segurança, vigilância e fiscalização das fronteiras.
 PeruPolícia Nacional do PeruPolicía Nacional del Perú
 PolóniaGendarmaria MilitarŻandarmeria WojskowaApesar da designação, desempenha apenas funções de polícia militar, não exercendo policiamento no âmbito civil.
 PortugalGuarda Nacional Republicana
 RoméniaGendarmaria RomenaJandarmeria Română
 RússiaTropas InternasВнутренние войска [Vnutrenniye Voiska]
 RuandaGendarmariaGendarmerie
 São MarinoCorpo da Gendarmaria da República de São MarinoCorpo della Gendarmeria della Repubblica di San Marino
 São MarinoGuarda de RochaGuardia di RoccaÉ a força militar, antigamente encarregada da guarda das fortificações de São Marino e, hoje em dia, da guarda do Palácio do Governo e da vigilância das fronteiras. Também lhe compete assistir a Gendarmaria no policiamento de âmbito civil.
 SenegalGendarmaria NacionalGendarmerie nationale
 SérviaGendarmariaЖандармерија [Žandarmerija]
 SuíçaGendarmariasGendarmeriesAs gendarmarias constituem o ramo uniformizado das polícias dos cantões de língua francesa da Suíça. Apesar da designação, são corporações totalmente civis, não correspondendo ao conceito clássico de uma gendarmaria.
 TogoGendarmaria NacionalGendarmerie nationale
 TunísiaGuarda NacionalGarde Nationale
 TurquiaComando-Geral de GendarmariaJandarma Genel Komutanlığı
 UcrâniaTropas InternasВнутрішні війська України [Vnutrisni Viys'ka Ukrayiny]
 UgandaForça de Polícia do UgandaUganda Police Force
 VaticanoCorpo da Gendarmaria do Estado da Cidade do VaticanoCorpo della Gendarmeria dello Stato della Città del Vaticano
 VenezuelaGuarda Nacional da VenezuelaGuardia Nacional de Venezuela

Lista de gendarmarias extintas[editar]


Emblema da antiga Gendarmaria da Áustria.

Emblema da antiga Gendarmaria da Grécia.
PaísDesignação em portuguêsDesignação localCriaçãoExtinçãoNotas
Flag of Afghanistan (1980-1987).svg AfeganistãoDefensores da RevoluçãoSarandoy~1980~1988Formados e empregues no âmbito da República Democrática do Afeganistão com o apoio da União Soviética
Flag of Italy (1861-1946).svg África Oriental ItalianaPolícia da África ItalianaPolizia dell'Africa Italiana19361944
Flag of Albania 1920.svg Flag of Albania 1926.svg Flag Kingdom Of Albania.svgAlbâniaGendarmaria Real da AlbâniaXhandarmëria Mbretërore e Shqipëris1924~1939
Flag of the German Empire.svg Flag of the NSDAP (1920–1945).svg  AlemanhaGendarmarias estaduaisLandgendarmerie18121972Vários estados alemães dispuseram das suas próprias gendarmarias, a primeira das quais foi a da Prússia, criada em 1812. A gendarmaria de Vurtemberga designava-seLandjägerkorps (Corpo de Caçadores do Estado). Durante o regime Nazi, as diversas gendarmarias estaduais foram fundidas num único corpo nacional de gendarmaria. Depois da Segunda Guerra Mundial foram reestabelecidas as gendarmarias separadas nos vários estados, as quais foram sendo posteriormente fundidas, em cada estado, com a polícia de ordem (Ordnungspolizei), formando uma polícia estadual (Landpolizei) unificada.
Flag of the German Empire.svg Flag of the NSDAP (1920–1945).svgAlemanhaGendarmaria de CampanhaFeldgendarmerie18661945Constituiu a polícia militar do Exército Alemão, durante o Segundo e o Terceiro Reich, sendo a antecedente dos atuais Feldjäger (Caçadores de Campanha). Apesar da designação, não constituía uma gendarmaria no sentido clássico do termo, uma vez que não exercia o policiamento no âmbito da população civil.
 ÁustriaGendarmaria FederalBundesgendarmerie18492005Criada no âmbito do Império Austro-Húngaro como Imperial-Real Gendarmaria (k. k. Gendarmerie). Foi extinta durante o regime Nazi, sendo reestabelecida a seguir à Segunda Guerra Mundial. Em 2005, foi fundida com outros corpos policiais, formando a nova Bundespolizei (Polícia Federal).
Flag of France.svg Flag of Belgium (1830).svg  BélgicaGendarmariaGendarmerie /Rijkswacht17962001Formada sob o domínio francês no território que viria a ser a Bélgica, ainda antes do seu estabelecimento como estado independente em 1830. Extinta na sequência da reformulação do sistema policial belga em 2001.
 ColômbiaCorpo de Gendarmaria NacionalCuerpo de Gendarmeria Nacional19061909
Flag of the Czech Republic.svgChecoslováquiaGendarmeria da ChecosláquiaČeskoslovenské četnictvo19181942Foi fundida, em 1942, com a Polícia e os Bombeiros.
Flag of Cretan State.svg CretaGendarmaria CretenseΚρητική Χωροφυλακή [Kritiki Chorofylaki]18991916
 DinamarcaGendarmaria de FronteiraGrænsegendarmeriet18381958
 El SalvadorGuarda NacionalGuardia Nacional19121922
Flag of Ethiopia (1897-1936; 1941-1974).svg EtiópiaGuardaዘበኛ [Zabagna]19161936Incluía a Kebur Zabagna (Guarda de Honra) do Imperador.
Flag of Spain (1785-1873 and 1875-1931).svg Flag of Spain (1931 - 1939).svg Flag of Spain (1938 - 1945).svgEspanhaCorpo de CarabineirosCuerpo de Carabineros18291940Responsável pelo policiamento no âmbito aduaneiro e fiscal, bem como pela vigilância das costas e fronteiras. Em 1940, foi integrado na Guarda Civil.
Flag of Spain (1931 - 1939).svg EspanhaGuarda de AssaltoGuardia de Asalto19321937Designação corrente do Cuerpo de Seguridad y Asalto (Corpo de Segurança e Assalto), sendo os seus membros conhecidos como "guardias de asalto" (guardas de assalto) ou simplesmente "asaltos". Foi criado, durante a Segunda República Espanhola, como uma força militarizada de intervenção policial, vocacionada para a manutenção da ordem pública nas áreas urbanas.
US flag 45 stars.svg EUACavalaria dos EUAU.S. Cavalry18321877A cavalaria do Exército dos EUA desempenhou funções de gendarmaria no Velho Oeste, antes da implementação da lei e ordem e do estabelecimento das autoridades civis.
Flag of Greece (1822-1978).svg  GréciaGendarmaria GregaΕλληνική Χωροφυλακή [Elliniki Chorofylaki]18331984
 HungriaGendarmariaCsendőrség18811945Criada durante a Monarquia Dual Austro-Húngara como Gendarmaria Real da Hungria (k.u. Gendarmerie), em moldes semelhantes à Imperial-Real Gendarmaria (k.k. Gendarmerie) da Áustria.
Flag of Iran (1964).svg Flag of Iran.svg IrãoGendarmariaZhandarmiri19111990Ao longo dos tempos, sofreu várias reformulações e designações até ser dissolvida em 1990.
Flag of the United Kingdom.svg IrlandaPolícia Real IrlandesaRoyal Irish Constabulary18221922Na sequência da separação da Irlanda do Norte da do Sul, deu origem ao Royal Ulster Constabulary (Polícia Real do Ulster) e à Garda Síochána (Polícia da Irlanda) em 1922.
War flag of RSI.svg ItáliaGuarda Nacional RepublicanaGuardia Nazionale Repubblicana19431945Formada no âmbito da República Social Italiana, fruto da fusão dos Carabinieri com a Milizia Volontaria per la Sicurezza Nazionale.
 JapãoSoldados da Lei憲兵隊 [Kempeitai]18811945Parte do Exército Imperial Japonês, desempenhando tanto funções de polícia militar como de polícia da população civil.
 JapãoPolícia Especial特警隊 [Tokkeitai]1945Correspondente à Kempetai na Marinha Imperial Japonesa.
 JapãoPolícia Superior Especial特別高等警察 [Tokubetsu Kōtō Keisatsu]19111945A sua designação é frequentemente abreviada para "Tokkō". Foi estabelecida principalmente para combater as ideologias e movimentos politicos considerados uma ameaça para a ordem pública
 JapãoPolícia Rural Nacional19471954Força policial nacional que funcionou no pós-Guerra até à criação da Agência de Polícia Nacional.
 LuxemburgoGendarmaria Grã-DucalGendarmerie grand-ducale17332002Fundiu-se com a Polícia Grã-Ducal em 2002.
 MéxicoGuarda RuralGuardia Rural18611914Os seus membros eram conhecidos como “Rurales”. Este termo é ainda utilizado para designar os membros do Corpo de Defesa Rural do México.
 NicaráguaGuarda NacionalGuardia Nacional19091979Substituída pela Polícia Nacional.
Palestine-Mandate-Ensign-1927-1948.svg PalestinaGendarmaria BritânicaBritish Gendarmerie19201926Substituída pela Transjordan Frontier Force (Força de Fronteira Transjordana).
 PeruGendarmaria Nacional do PeruGendarmería Nacional del Perú18521924Tornou-se na base da Guardia Civil (Guarda Civil).
Flag Portugal (1830).svg  PortugalGuarda Fiscal18851993Dependente do Ministério das Finanças e limitada ao policiamento no âmbito aduaneiro e fiscal. Em 1993, foi integrada na Guarda Nacional Republicana, como Brigada Fiscal.
 FilipinasPolícia FilipinaHukbong Pamayapa ng Pilipinas /Philippine Constabulary19011991Tornou-se na base da atual Polícia Nacional Filipina.
Flag of Russia.svg RússiaCorpo Independente de GendarmesОтдельный корпус жандармов [Otdelnyi Korpus Zhandarmov]18361917
US flag 45 stars.svg Teritório Índio dos EUACavalaria LigeiraLighthorseDesignação dada pelas cinco tribos civilizadas de índios dos EUA à sua força de polícia a cavalo.
 VaticanoGendarmaria PontificaGendarmeria Pontificia18161971Designado, até 1856, “Corpo dei Carabinieri Pontifici” (Corpo dos Carabineiros Pontífices). Substituído pelo Ufficio Centrale di Vigilanza (Gabinete Central de Vigilância) de natureza civil, o qual se transformou no Corpo di Vigilanza dello Stato della Città del Vaticano (Corpo de Vigilância do Estado da Cidade do Vaticano). Em 2002, foi redesignado “Corpo de Gendarmeria dello Stato della Città del Vaticano” (Corpo de Gendarmaria do Estado da Cidade do Vaticano).
US flag 48 stars.svg Zona de Ocupação Americana na AlemanhaTropas de Polícia dos Estados UnidosUnited States Constabulary19461952Constituída por militares do Exército dos EUA.

Referências[editar]

  • LAFONT, H., MEYER, P., Le nouvel ordre gendarmique, Seuiil, 1980
  • DIEU, F., Gendarmerie et modernité, Éditions Montchrestien, 1994
  • DIEU, F., La gendarmerie. Secrets d'un corps, Éditions Complexe, 2002
  • DIEU, F., MIGNON, P., Sécurité et proximité. La mission de surveillance générale de la gendarmerie, L'Harmattan, 2001
  • PALACIOS CEREZALES, D., Portugal à Coronhada, Tinta da China, 2011

Ver também

Nenhum comentário:

Postar um comentário