ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PERSEGUIÇÃO, TIROTEIO E FERIDOS

ZERO HORA 08/08/2012 | 23h40

PORTO ALEGRE - Assaltante é ferido em tiroteio com a polícia na zona norte da Capital. Duas pistas da Avenida Assis Brasil foram bloqueadas em razão do tumulto


Viatura bateu frontalmente no veículo roubadoFoto: Jean Schwarz / Agencia RBS
Letícia Costa

Um roubo iniciado no bairro Floresta, em Porto Alegre, acabou em perseguição, tiroteio, um bandido e um policial feridos na noite de ontem.

A confusão começou pouco antes das 22h30min, quando Alexandro Pacheco Corrêa, 35 anos, funcionário de um posto de combustíveis, e a mulher dele, Carina Viviane Fontoura Corrêa, 32 anos, foram rendidos por um assaltante na esquina da Rua Ramiro Barcelos com a Avenida Farrapos.

O casal estava em um Brava e aguardava para ingressar na Farrapos quando foi abordado pelo homem. Armado com um revólver, o ladrão chegou a engatilhar a arma apontada para a dona de casa. Ameaçadas, as vítimas desceram do carro, abordaram um amigo que passava pelo local e passaram a seguir o veículo roubado. A polícia foi acionada e, por telefone, Corrêa passou a dar informações sobre o trajeto do ladrão.

— O mesmo (bandido) que fez a abordagem foi o que dirigiu depois, mas tinha outro carro dando cobertura. Liguei para a polícia e comecei a indicar o trajeto que o carro fazia — relata.

O outro veículo citado por Corrêa era um Palio Weekend, com dois assaltantes. Na Avenida Assis Brasil, perto da esquina com a Rua Carlos Silveira Martins Pacheco, na Zona Norte, a Brigada Militar interceptou os bandidos, que teriam iniciado um tiroteio, conforme relata o sargento Augusto Souza, participante da ação. O Brava bateu frontalmente em uma viatura, e um PM que estava na rua foi ferido sem gravidade. O assaltante que dirigia o veículo roubado foi baleado. Em estado grave, ele foi encaminhado ao Hospital Cristo Redentor, onde permanecia até a 0h10min de hoje.

Os dois assaltantes que estavam no Palio Weekend foram presos, mas o carro levado de Corrêa acabou danificado.

— Já fui assaltado umas oito vezes, de diversas formas, todas com arma. Pela situação psicológica que estava o bandido, ele podia matar a gente — desabafou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário