ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

DELEGADA LIBERA TRAFICANTES PRESOS PELO MP

ZERO HORA ONLINE 24/08/2012 | 05h08

Liberação de presos causa mal-estar entre Polícia Civil e Ministério Público. Delegada manda soltar suspeitos de tráfico de drogas após ação do MP e da Brigada Militar

Uma operação coordenada pela Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre, realizada na quinta-feira na zona leste da Capital, acabou em desentendimento entre Ministério Público (MP) e Polícia Civil.

Com a ajuda da Brigada Militar (BM), a promotoria cumpriu 17 mandados de busca e apreensão no bairro Lomba do Pinheiro e prendeu oito suspeitos de tráfico de drogas. Mas, os criminosos foram soltos.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal do Foro do Partenon, após investigação feita pelo MP sobre o comércio de drogas. Houve apreensão de drogas, armas e munições. Levados até a 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), os suspeitos não tiveram lavrados os flagrantes e foram liberados. Isso porque a Polícia Civil não participou da ação, explicou a delegada Ana Luiza Caruso. A atitude revoltou o MP.

— Depois de muita negociação, a delegada limitou-se a registrar a ocorrência e recolher o material apreendido. Estão levando em conta a qualidade de quem prende e não de quem é preso. É injustificável, e quem perde é a sociedade — disse o promotor Mauro Rockenbach.

O promotor justifica o auxílio da Brigada na operação pela quantidade necessária de policiais e a localização geográfica dos pontos de tráfico. Em julho, segundo Rockenbach, outros 26 mandados foram cumpridos e quatro pessoas acabaram presas em ação semelhante. Da mesma forma, os flagrantes não teriam sido lavrados.

Para justificar a decisão, a delegada Ana Luiza alegou que a Brigada Militar teria realizado escutas telefônicas para investigar os suspeitos detidos, o que é vedado constitucionalmente. Argumentou, também, que nenhum dos presos — inclusive uma mulher de 85 anos — teria antecedentes criminais.

— Os mandados dizem que foram realizadas escutas. A Brigada tem que estar na rua. Se o MP estava convicto (dos crimes), por que não pediu prisão preventiva — questiona Ana Luiza.

Segundo o comandante-geral da Brigada Militar. Sérgio de Abreu, a corporação não realiza escutas. Antes da liberação, os envolvidos foram ouvidos. Eles deverão ser investigados, garante a delegada. O caso foi repassado ao Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Já realizei operações como esta, mas hoje na reserva e com estudo mais avançado do sistema as acho estas intervenções incorretas e inadequadas já que tem efeito de desvalorizar o aparato policial. É um fato que revela claramente a desintegração do sistema e a inexistência de um Sistema de Justiça Criminal brasileiro que vem promovendo uma verdadeira esculhambação no combate ao crime que só beneficia a bandidagem. Não defendo a postura da Delegada, já que ela deveria dar prioridade à paz social apesar de se sentir desprestigiada na função que exerce, e só depois colocar a público o seu sentimento de revolta.  É oportuno para mostrar a necessidade de uma profunda reforma administrativa e normativa nas instituições, nos procedimentos e nos processos que envolvem as funções essenciais à justiça, entre elas a policial, com responsabilidade nas questões de ordem pública. Na minha opinião, o MP deveria atuar diretamente nas corregedorias e investigando crimes envolvendo autoridades públicas, deixando os demais para as forças policiais. Esta intromissão causa mal-estar, desprestigia o aparato policial e semeia discórdia entre duas forças policiais co-irmãs no combate ao crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário