ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

TERROR EM REALENGO - PM ARRISCA A VIDA E EVITA MASSACRE MAIOR

O PAÍS EM CHOQUE. O PM que evitou massacre maior - ZERO HORA 04/08/2011

Depois de matar e ferir os estudantes, Wellington Menezes de Oliveira deixou o segundo andar da Escola Municipal Tasso da Silveira para, no pavimento superior, dar continuidade ao massacre. Teria perpetrado uma covardia ainda mais inominável se não fosse pela intervenção do terceiro-sargento da Polícia Militar Márcio Alexandre Alves, 33 anos.

– A gente está diante de uma tragédia que podia ser muito pior se não fosse a ação de um PM, um herói que atingiu esse criminoso e conseguiu impedir que ele continuasse esse massacre – agradeceu o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho.

Policial há 18 anos, Alves estava nas imediações da escola, participando de uma operação que não oferecia maiores riscos: dava apoio a uma blitz para fiscalização de veículos capitaneada pelo Departamento de Transportes Rodoviários. Foi abordado por duas estudantes ensanguentadas, que haviam conseguido escapar da chacina, e que avisaram sobre o homem atirando dentro da escola.

O sargento do Batalhão de Polícia Rodoviária e um colega correram para o local. Alves encontrou crianças trancadas em salas de aula e deparou com Oliveira a caminho do terceiro andar, quase nas escadas. Atirou no criminoso e pediu a ele que largasse a arma.

– Ao me aproximar da escola, eu ouvi disparos. Corri, subi as escadas e, quando cheguei ao segundo andar, encontrei o assassino, que apontou a arma contra mim. Acho que eu o atingi no abdômen. Ele caiu e depois deu um tiro na cabeça – contou o sargento Alves.

Logo a seguir, uma criança correu na direção do sargento, abraçou-o e o beijou.

– Ela agradeceu muito – relatou o policial.

Apesar das vidas que salvou, Alves disse que apenas cumpriu seu dever e lamentou não ter feito mais.

– Se tivesse chegado cinco minutos antes, talvez tivesse evitado mais coisas. Meu sentimento é de tristeza pelas crianças. Eu tenho filho nessa idade.

A primeira preocupação de Alves e dos primeiros policias que chegaram à escola era sobre um boato que surgiu entre os alunos de que lá haveria um segundo atirador. Logo que as crianças foram retiradas, eles começaram a vasculhar todas as salas do colégio.

Os policiais ficaram impressionados com o cinturão de munições usado pelo assassino e ainda com um objeto chamado speed, que permitiu a Wellington de Oliveira recarregar a arma com velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário