ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

POLICIAIS BANDIDOS - 25 POLICIAIS CIVIS SOB INVESTIGAÇÃO NO RS

Estado tem 25 policiais civis sob investigação - ZERO HORA 04/04/2011

Na Polícia Civil gaúcha, cerca de 25 pessoas estão sob investigação na corregedoria-geral. Após a conclusão do inquérito (para crimes graves, como extorsão) ou da sindicância administrativa (relativos ao trabalho policial), os procedimentos são remetidos ao Conselho Superior da Polícia Civil. Em 2010, metade dos 64 casos instaurados foram considerados improcedentes pela corregedoria, e 32 foram encaminhados à denúncia – 50% resultando em indiciamento.

Na lista de casos em investigação, há suspeitas de abuso de autoridade, corrupção e lesões corporais.

– O procedimento adotado hoje pela Polícia Civil é o de fortalecer o controle regional para tentar criar um círculo de fiscalização e identificação de falhas. A punição é para fato acontecido, e a gente quer evitar que isso aconteça – afirma o corregedor-geral da Polícia Civil, Walter Wagner da Silva Gomes.

Ele acrescenta que, apesar de casos de ameaça, abuso de autoridade e lesões corporais estarem no topo da lista de denúncias investigadas pela corregedoria, a preocupação maior diz respeito à corrupção.

– São casos em que um bandido, no caso de tráfico de drogas, por exemplo, pode deixar de ser punido se tiver envolvimento de policial – explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário