ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

PM É PRESO COM DUAS PISTOLAS DA POLÍCIA CIVIL


Sargento da PM, Falcon foi preso com duas pistolas, da DAS e da Core, onde esteve lotado desde 1998 - O GLOBO, 19/04/2011 às 23h29m - Antônio Werneck e Gustavo Goulart

RIO - Embora estivesse afastado da Divisão Antissequestro (DAS) da Polícia Civil há nove anos, o sargento da PM Marcos Vieira Souza, o Falcon, foi preso na última quinta-feira quando portava uma pistola Taurus, calibre 9mm, do acervo da unidade. Falcon e mais três homens foram presos na semana passada, enquanto levavam um miliciano para se apresentar na Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco). Os quatro escoltavam Paulo Ferreira Júnior, o Paulinho do Gás, integrante da milícia chefiada pelo vereador Luiz André Ferreira da Silva, o Deco, que está preso.

Policial preso também portava pistola da Core

Com Falcon e o grupo que o acompanhava, os policiais recolheram cinco armas. Além da pistola Taurus, os agentes encontraram uma pistola Imbel, calibre .40, pertencente à Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil. Falcon, segundo investigadores, estaria lotado na Core desde 2002. No início do ano, por determinação da Secretaria de Segurança, todos os PMs cedidos à Polícia Civil foram devolvidos à corporação. Falcon, entretanto, não teria se apresentado.

No depoimento que prestou na Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol), o sargento declarou que está no Departamento Geral de Pessoal (DGP) da PM à disposição da Polícia Civil. Segundo o delegado Flávio Amaral, do Departamento Geral de Administração e Finanças (Degafi), o caso de Falcon poderá ser mais um daqueles encaminhados para a Corregedoria Geral Unificada (CGU) de abandono de emprego. Na PM, o caso será tratado como deserção.

- Já encaminhei para a CGU dois casos de PMs que não se apresentaram à corporação quando foram devolvidos. Nesses casos, a CGU instaura uma sindicância por abandono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário