ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

terça-feira, 5 de abril de 2011

MÁ DISTRIBUIÇÃO, LICENÇAS E BICOS

Depois de declarar que Alagoas não precisa de mais policiais, vice-governador aponta licenças médicas e bicos como os grandes problemas da PM - Alagoas Diário - 04/04/2011

Há uma semana, o vice-governador de Alagoas, José Thomaz Nonô (DEM) declarou durante uma reunião da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) que “o problema da Polícia é fundamentalmente má distribuição”.

Entretanto, nesta segunda-feira (4), o democrata intitulou como o maior problema no efetivo da Polícia Militar de Alagoas, é o número alto de licenças médicas. Segundo Nonô, em 2010 foram 6.738 licenças, e o quadro da corporação é de pouco mais de oito mil homens.

Para o vice-governador, Alagoas tem “um dos maiores efetivos do Nordeste”, mas “é preciso colocar os homens nas ruas trabalhando e não fazendo ‘bicos’ para terceiros”. “Tenho a cívica desconfiança que a maioria dessas licenças são usadas para fazer trabalhos particulares” frisou Nonô.

Problema não falta

Outros pontos abordados pelo vice de Vilela foram o reajuste salarial dos PMs, que segundo ele o governo está cuidando. Também ressaltou da idade dos policiais, pois “mais da metade do contingente tem mais de 40 anos”, porém mais uma vez afirmou que a realização de concurso público para a categoria no momento é desnecessária.

“Quero dizer que oito mil policiais militares é um número razoável. Somos o primeiro estado do Nordeste na quantidade de homens por área. O Governo do Estado está fazendo um esforço monumental para melhorar as condições de Polícia Militar de Alagoas”, afirmou.

Nesta segunda-feira (4), o Grupo Gay da Bahia (CGB) divulgou o relatório apontando que o número de homicídios homofóbicos em 2010 no Brasil cresceu 31,3% em comparação a 2009, foram 260 gays, travestis e lésbicas, assassinados contra 198 do ano retrasado. E se for comparado aos últimos cinco anos o aumento é de 113%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário