ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

DELEGADO É EXONERADO POR ALERTAR SOBRE AVENIDA ALVO DE ARRASTÃO


APÓS ARRASTÃO. Polícia Civil derruba delegado que disse não passar pela Linha Vermelha - O GLOBO, 06/04/2011 às 17h59m - Duilo Victor

RIO - A Polícia Civil informou na tarde desta quarta-feira, por meio de nota, que o delegado titular da da 64ªDP (São João de Meriti), Altair Queiroz, foi destituído do cargo depois de declarar à imprensa que não usa a Linha Vermelha durante a noite.

- Realmente quem não tem outro itinerário e precisa passar na Linha Vermelha à noite fica propenso a esse tipo de ação. Não sei dizer qual é a recomendação. Eu, por exemplo, quando saio da delegacia à noite, não pego a Linha Vermelha, e uso a Avenida Brasil - disse Queiroz na ocasião.

A afirmação do delegado foi feita depois que oito bandidos armados com pistolas e fuzis assaltaram cerca de 20 pessoas na Linha Vermelha , no acesso à Rodovia Presidente Dutra, em São João de Meriti. O delegado era titular da 64ª DP desde o mês passado.

A nota da Polícia Civil deixa claro que a chefe da instituição, delegada Martha Rocha, mudou a titularidade da delegacia por causa da declaração de Queiroz: Martha Rocha "entendeu pela mudança da titularidade da delegacia como forma de tornar pública a reprovação por parte da Polícia Civil quanto a declaração citada". Assume a delegacia, o delegado Alexandre Ziehe, lotado anteriormente na 61ª DP (Xerém).

Bandidos armados fazem arrastão na Linha Vermelha - O GLOBO, 06/04/2011 às 00h23m - Gabriel Mascarenhas

RIO - Vinte pessoas foram vítimas de um arrastão na Linha Vermelha, no acesso à Rodovia Presidente Dutra, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, por volta de 19h30m de ontem. Pelo menos oito bandidos armados - seis deles com pistolas e dois com fuzis -- aproveitaram o engarrafamento, fecharam o trânsito na pista sentido Baixada e recolheram objetos dos ocupantes de vários veículos. Um homem trocou tiros com os assaltantes. Ninguém ficou ferido nem foi preso.

Duas das vítimas, que seriam policiais, e uma terceira, que teria sido confundida com um agente, foram obrigadas por quatro integrantes da quadrilha a deixarem seus carros e andarem em direção a uma favela vizinha à via expressa. No momento em que eles iam pular a mureta que separa a pista da comunidade, um dos supostos agentes reagiu e disparou contra os assaltantes, que responderam. Durante o tiroteio, os bandidos fugiram a pé com os objetos roubados.

Delegado titular da 64ª DP desde o mês passado, Altair Queiroz, reconheceu que os arrastões são frequentes naquele ponto da Linha Vermelha e que motoristas têm pouco a fazer para evitar a abordagem de criminosos. Ainda assim, no entanto, ele disse que não falta policiamento no trecho.

-- Realmente quem não tem outro itinerário e precisa passar na Linha Vermelha à noite fica propenso a esse tipo de ação. Nem sei dizer qual é a recomendação. Eu, por exemplo, quando saio da delegacia à noite, não pego a Linha Vermelha, e uso a Avenida Brasil - afirmou Queiroz.

O microempresário Fernando dos Santos Jatobá, de 34 anos, que foi confundido com policial, teve um prejuízo de, no mínimo, R$ 9 mil, valor de uma pulseira e um cordão de ouro levados pelos assaltantes:

- Acho que eles acharam que eu era policial por causa das jóias e porque meu carro estava ao lado do (suposto) policial. Na hora que o cara sacou a arma e atirou contra os bandidos, eu e o outro rapaz, nem olhamos para trás e começamos a correr na contramão dos carros.

Segundo o delegado Queiroz, uma das vítimas reconheceu por foto um homem que teria participado do arrastão.


Traficante é morto durante ação para encontrar bandidos que participaram de arrastão na Linha Vermelha - 07/04/2011 às 08h41m - O Globo

RIO - Policiais militares do 15º BPM (Duque de Caxias) realizaram uma operação na comunidade Vila Ideal, em Duque de Caxias, na madrugada desta quinta-feira. O objetivo era tentar encontrar bandidos que participaram do arrastão na Linha Vermelha, na terça-feira. Um homem morreu durante uma troca de tiros em uma casa da Rua Euclides Fonseca Chagas, no bairro Vila Ideal.

Com ele, foram apreendidos um revólver calibre 38, 170 pedras de crack e 700 gramas de maconha. Durante a operação, os policiais também apreenderam quatro motos, 24 sacolés de cocaína, um carregador de fuzil e morteiros.

No arrastão na Linha Vermelha, vinte pessoas foram vítimas. Pelo menos oito bandidos armados - seis deles com pistolas e dois com fuzis -- aproveitaram o engarrafamento, fecharam o trânsito na pista sentido Baixada e recolheram objetos dos ocupantes de vários veículos. Um homem trocou tiros com os assaltantes. Ninguém ficou ferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário