ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

SGT PM PRESENTEIA MULHER COM CELULAR APREENDIDO

PRESENTE IMPRÓPRIO. Por se apoderar de um telefone celular apreendido com criminosos, um sargento da Brigada Militar de Caxias do Sul está afastado do policiamento, pode ser expulso e até mesmo preso. GUILHERME A.Z. PULITA | CAXIAS DO SUL - ZERO HORA 11/05/2011

O aparelho havia sido levado por ladrões em um assalto em Farroupilha e foi recuperado durante uma operação da corporação em Caxias, mas o PM não entregou o celular à Polícia Civil. Segundo investigação, ele ocultou a apreensão, habilitou o equipamento avaliado em R$ 1,4 mil e presenteou a mulher com o telefone roubado na tentativa de reabilitar o casamento. O policial admitiu ter ficado com o celular. O aparelho foi devolvido voluntariamente após a Polícia Civil cumprir um mandado na casa dele.

A história foi confirmada por meio de uma interceptação telefônica autorizada pela Justiça depois de um roubo de mais de R$ 180 mil de uma distribuidora de frutas farroupilhense, em janeiro. No mesmo mês, em Caxias do Sul, PMs prenderam dois homens e uma mulher. Na casa, os PMs, comandados pelo sargento investigado, apreenderam uma pistola nove milímetros e um fuzil calibre .556. Na casa também havia celulares – um deles não entregue à Polícia Civil.

Um inquérito policial-militar (IPM) deve ser concluído neste mês. O nome do PM não foi divulgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário