ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

terça-feira, 10 de maio de 2011

DEPOIS DE 21 MESES, POLÍCIA RECEBE MANDATO DA JUSTIÇA E PRENDE SUSPEITOS DE CRIME BÁRBARO

CASO FRANCIELE. Suspeitos presos 21 meses depois - RENATO GAVA, zero hora 10/05/2011

A Polícia Civil prendeu ontem os três suspeitos de envolvimento no assassinato de Franciele Ferreira Crapanzani. Em agosto de 2009, a recepcionista de 24 anos foi encontrada três dias depois da morte em um matagal no limite entre os bairros Vila Nova e Cavalhada, na zona sul da Capital.

Franciele foi morta na manhã do dia 8 de agosto de 2009 a caminho da autoescola. Ela foi vítima de violência sexual antes de ser executada com um tiro na cabeça. O principal suspeito do crime era Leandro Noal da Rosa, o Carioca, que morreu no ano passado assassinado.

Ontem, à tarde foi presa no bairro Aberta dos Morros a ex-companheira de Leandro, Marilene Martins Freitas, 30 anos. Mais tarde, em um apartamento do bairro Vila Nova, foram capturados dois irmãos suspeitos de serem comparsas de Leandro, José Edil da Silva Bilhalva, 41 anos, e Cleber da Silva Bilhalva, 28 anos.

A lentidão para resolver o caso foi tema de reportagem do jornal Diário Gaúcho no dia 5 de maio. O envolvimento de Leandro foi apurado em outubro de 2010, mas somente em abril deste ano é aceita denúncia contra três pessoas pelo crime. Para piorar, devido a problemas burocráticos do Tribunal de Justiça, os mandados de prisão demoraram quase um mês para serem expedidos.

– Recebemos o mandado no dia 5 de maio (quinta-feira). Sábado e domingo o pessoal fez pesquisas e diligências, e agora achamos (os réus) – justificou o delegado titular Eduardo Oliveira César, a frente da equipe da Delegacia de Capturas (Decap) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

As prisões deram alento à família.

– Estão começando a fazer justiça. Agora é esperar ir a julgamento – disse ontem à tarde o tio de Franciele, João Ferreira.

Um comentário:

  1. Cleber e jose voces nao seria capazes de fazer isso neh!!!
    sua familia gostaria muito de acreditar em vcs
    Por: Caroline bilhalva

    ResponderExcluir