ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

CASO ELISEU - PEDIDAS PRISÃO E QUEBRA DE SIGILO DE TENENTE-CORONEL DENUNCIADO

MP pede prisão de tenente-coronel denunciado no caso Eliseu. Juiz autorizou quebra do sigilo telefônico do oficial investigado - Renata Colombo / Rádio Guaíba - correio do povo, 18/05/2011

O Ministério Público (MP) pediu a prisão preventiva do tenente-coronel Aroldo Veriano da Silva, denunciado por suposto envolvimento na morte do ex-secretário de Saúde de Porto Alegre, Eliseu Santos. O pedido foi encaminhado junto ao de quebra do sigilo telefônico do oficial, autorizada nesta terça-feira pelo juiz responsável pelo caso, Cléber Augusto Tonial. O MP denunciou, também, o apenado Adelino Ribeiro da Silveira, que revelou um suposto complô para matar Eliseu na noite de 26 de fevereiro de 2010, quando o político saía de um culto, no bairro Floresta, na Capital.

O advogado do oficial da Brigada Militar, Nelson da Rocha, disse que está tranquilo quanto à integridade do oficial e explicou que, por essa razão, encaminhou à corregedoria da Brigada Militar um pedido para que seja instaurado um inquérito policial militar a fim de averiguar as denúncias de que o coronel pagou pela morte de Eliseu.

Segundo Rocha, Veriano conheceu o detento por indicação do proprietário da empresa de Vigilância Reação, Jorge Renato Hordoff Melo, que é réu no processo. O advogado sustenta que o tenente visitou o Presídio Central para pedir um conserto no carro, e não para fazer qualquer ameaça, como afirmou a testemunha ao MP. Denunciado por estelionato, Silveiro trabalhava na oficina do presídio.

Quanto à suposta sociedade entre Veriano e Mello na empresa Reação, também mencionada pelo estelionatário em depoimento, o advogado disse que 'nunca existiu" e que o oficial não tem contato com réu há mais de três anos. Rocha reiterou que o fato de o denunciado ser um oficial da BM é suficiente para que não sejam levantadas suspeitas contra ele.

Em depoimento divulgado pela Rádio Guaíba com exclusividade, o militar admitiu ter entregue, a mando do oficial, R$ 15 mil a Eliseu Pompeu Gomes, um dos supostos executores do crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário