ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

sábado, 14 de maio de 2011

DELEGACIA “PRONTA”


Sem portas nem janelas. Empresa que venceu licitação considera a obra terminada. Governo promete avaliação no local - TATIANA SANTOS | BLUMENAU - DIÁRIO CATARINENSE, 14/05/2011

Para a Salver Empreiteira de Mão de Obra Ltda, empresa que venceu a licitação da construção da nova Delegacia Regional de Polícia Civil, em Blumenau, a obra está concluída. Mas quem passa em frente ao local, na Rua Humberto de Campos, encontra um prédio sem janelas, portas e ainda com a frente fechada por tapumes.

A alegação, entre outros motivos, fez com que a Gerência de Gestão Técnica de Edificações da Secretaria de Segurança Pública (SSP) fosse a Blumenau, na terça-feira, para levantar informações de quais serviços já foram concluídos pela empresa e quais estão pendentes. As obras estão paradas há quatro meses.

– Além dos dados, avaliamos a qualidade e quantidade da obra. Tudo isso servirá para sabermos o quanto falta para a conclusão do prédio. A construtora alega que já terminou o serviço para o qual foi contratada. Estamos levantando isso, porque o contrato foi feito pela gestão do governo anterior – explica Dirceu Antônio Oldra, da Gestão técnica em edificações da SSP.

O levantamento deve terminar na próxima semana. Mas a inauguração não tem data para ocorrer. Se for constatado que a empreiteira entregou todo o serviço, será necessário abrir licitação para contratar uma nova empresa, que concluirá a obra. Segundo o secretário de Segurança Pública, César Grubba, durante visita à cidade, no dia 25 de abril, falta R$ 1,4 milhão para isso.

Além da estrutura física, faltam também elevador, ar-condicionados, equipamentos de informática, mobiliário e a terraplenagem do terreno.

Segundo o delegado regional, Rodrigo Marchetti, a promessa do governo anterior era de que a delegacia seria entregue em junho deste ano. A nova expectativa é dezembro de 2011.

Empresa não dá explicações

A reportagem procurou, entre terça e quinta-feira, a Salver Empreiteira, de Ituporanga. Por telefone, uma funcionária informou que os representantes da empresa estavam “muito ocupados e não poderiam responder os questionamentos”.

Nazareno Schmoeller, economista e professor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), acredita que, quando se contrata uma obra, contrata-se por inteiro.

– Será que o Estado não contratou parte da obra para mostrar que estava fazendo? Isso também pode ter ocorrido. Se for confirmado, a sociedade precisa cobrar explicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário