ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

sábado, 14 de maio de 2011

PERÍCIA - MALETAS TURBINADAS


Tecnologia contra o crime - DIÁRIO CATARINENSE, 14/05/2011

A inteligência para desvendar crimes terá reforço em Santa Catarina. O Instituto Geral de Perícias (IGP) recebeu, ontem, 30 maletas equipadas com material de perícia. O investimento é de R$ 465 mil. Há material para ser utilizado na apuração, por exemplo, de furtos, assaltos, sequestros e assassinatos.

Houve uma solenidade no Centro Administrativo, em Florianópolis, para formalizar a chegada dos equipamentos, adquiridos de uma empresa que ganhou licitação. O governador Raimundo Colombo participou do ato. As maletas serão distribuídas em 29 lugares onde há núcleos do IGP, nas regiões de Criciúma, Florianópolis, Balneário Camboriú, Canoinhas, Joinville, Blumenau, Lages e Chapecó.

Entre o material, estão kit de luzes, filtros e fluídos biológicos, considerados importantes para localizar sangue ou esperma. Há ainda GPS, máquina fotográfica de alta resolução, kit para revelação, levantamento e coleta de impressões digitais, kit de detecção de drogas, máscaras, luvas e óculos. O diretor-geral do IGP, perito Rodrigo Tasso, disse que haverá treinamento dos peritos antes da entrega das malas, ainda em maio

Nenhum comentário:

Postar um comentário