ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

FALTA CONFIANÇA NA POLÍCIA E NO JUDICIÁRIO


Nosso filho foi assassinado por uma bala CBC, disparada por um revólver Taurus. Não fabrico, não comercializo, não possuo, não gosto de armas e de munições. Por todas as razões do mundo, deveria ser a favor do desarmamento. No entanto, minha esposa e eu votamos contra, no plebiscito recente.

O que leva as pessoas a possuírem ou a desejarem possuir uma arma? O medo e a falta de confiança na polícia e no Judiciário, instituições que devem cuidar do assunto.

Resolvam isso primeiro que o desarmamento da população ocorrerá ao natural. Para não deixar de citar alternativas, no Estado, no momento, o que faltam são vagas nos presídios. Prendendo as pessoas já condenadas e mantendo presas aquelas que deveriam estar cumprindo pena, haverá uma redução enorme nos índices de criminalidade. Esse foi o grande segredo de Nova York, do prefeito Giuliani; esse é o grande segredo de São Paulo, onde os índices caem muito mais que no resto do país.

Aos que gostam de diplomas legais e outros confetes para enfrentar os problemas, segue aqui sugestão para uma lei extremamente simples de ser entendida que poderá facilmente ser votada.

“Artigo primeiro – é proibido sentir medo”.

“Artigo segundo – revoguem-se as disposições em contrário”.

Imagino que, protegidos por um documento legal dessa ordem, não haveria necessidade de o governo gastar dinheiro para comprar armas velhas e enferrujadas. As pessoas, espontaneamente, doariam-nas ao Saci Pererê, ao Papai Noel e ao Coelhinho da Páscoa.


LUIZ FERNANDO ODERICH - Presidente da ONG Brasil Sem Grades, fundada depois de o filho de Oderich ser assassinado na Capital - ZERO HORA 05/05/2011

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - ACERTOU EM CHEIO A RAIZ DA DESORDEM PÚBLICA QUE ATERRORIZA O BRASIL - A FALTA DE CONFIANÇA NA JUSITÇA E NA POLÍCIA, DOIS INSTRUMENTOS IMPORTANTES PARA PRESERVAR A ORDEM PÚBLICA E A INCOLUMIDADE DAS PESSOAS E DO PATRIMÔNIO NUMA DEMOCRACIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário