ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

sábado, 15 de março de 2014

VÂNDALOS EM SEU DEVIDO LUGAR





O Estado de S.Paulo 15 de março de 2014 | 3h 01


OPINIÃO




Surgem os primeiros sinais animadores de que as manifestações de rua podem perfeitamente - como em geral acontecia antes da entrada em cena dos black blocs - transcorrer de forma pacífica. Um exemplo disso foi o ato de protesto contra a Copa do Mundo realizado quinta-feira na capital paulista, muito diferente dos anteriores. Graças a uma decisão da Justiça, que manteve a liberdade de ação da polícia, e a um forte dispositivo por esta montado, os manifestantes puderam expor livremente seu descontentamento, sem serem perturbados e comprometidos pela ação de grupos violentos.

O ato, do qual participaram cerca de 1.500 pessoas, começou às 19h15 no Largo da Batata, na zona oeste, passou pelas Avenidas Faria Lima, Rebouças e Paulista, seguiu pela Rua Vergueiro e terminou na Praça da Sé. Esse longo trajeto foi percorrido com poucos incidentes. Um cordão de policiais militares (PMs) - ao todo, 2.500 deles participaram da ação - acompanhou a passeata pelos dois lados das avenidas.

Policiais se postaram também ao lado de lojas, agências bancárias e postos de gasolina para prevenir depredações. Na Paulista, eles bloquearam as pistas para facilitar suas manobras, quando sentiram a aproximação de um grupo de black blocs, na altura do prédio da Fiesp, e conseguiram evitar o confronto. Esse foi um dos poucos momentos de tensão.

Uma agência do Banco do Brasil e a Estação Trianon-Masp do Metrô foram depredadas e cinco pessoas detidas, entre as quais um menor. Um coquetel molotov foi lançado por manifestantes, mas não feriu ninguém. O protesto não foi, portanto, inteiramente pacífico. Mas, quando comparado com o realizado dia 22 do mês passado, quando a PM mudou a sua tática, conseguiu cercar e isolar os black blocs e deteve 262 manifestantes, a mudança é enorme. Também os dois atos de vandalismo de quinta-feira contrastam com o quebra-quebra generalizado que vinha caracterizando as manifestações até há pouco tempo.

Essa relativa calma trouxe de volta o apoio de moradores de algumas das vias pelas quais passaram os manifestantes, como a Rebouças, que haviam se retraído por causa da violência dos black blocs e o desvirtuamento dos protestos.

O descontentamento da grande maioria da população com o vandalismo, apontado por pesquisas de opinião, colaborou grandemente para a mudança da maneira de agir da PM. Ela se caracteriza por um comportamento mais sereno e contido - sem deixar de lado a firmeza que a situação exige para tratar com desordeiros e criminosos que se escondem atrás de máscaras - e pela tática de isolar esse grupo dos manifestantes pacíficos.

Uma unidade especial foi criada para facilitar essa tarefa - o chamado "pelotão ninja", integrado por policiais especialmente treinados para isso e especializados em artes marciais. Os resultados obtidos pela PM na manifestação de 22 de fevereiro na neutralização dos black blocs foram tão bons que o próprio governo federal - que por muito tempo evitou tomar uma atitude mais dura em relação aos vândalos, com medo de ser rotulado de "repressor" pelos politicamente corretos - resolveu recomendar às polícias de outros Estados que estudem a adoção dessa tática.

O Black Bloc e outros grupos violentos logo perceberam o perigo de tal mudança para eles. O grupo autointitulado Advogados Ativistas - não importa se por simpatia ou não pelos black blocs - entrou com ação na Justiça, com pedido de liminar, antes da manifestação de quinta-feira, para proibir a PM de utilizar o pelotão ninja e fazer prisões para averiguações antes da prática de vandalismo. Se tivessem êxito nessa empreitada, a ação da PM para conter a violência seria seriamente comprometida.

A decisão do desembargador Roberto Mortari, negando a liminar, foi exemplar: "A atuação policial preventiva, com vistas à manutenção da ordem pública, é legítima, e não pode ser afastada, sem prejuízo de rigorosa apuração e punição de eventuais abusos, se acaso constatados". Estão sendo criadas, assim, as condições para colocar os vândalos em seu devido lugar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário