ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

POLICIAIS ARRASTAM HOMEM NO CENTRO DE SANTA MARIA/RS

ZERO HORA 04/02/2014 | 20h10

Vídeo mostra policiais arrastando homem no centro de Santa Maria. Engraxate popularmente conhecido por Bozó é puxado por cerca de 40 metros



Reprodução do frame do vídeo no FacebookFoto: reprodução / reprodução


Gabriela Perufo, especial


Um vídeo publicado no Facebook mostra dois policiais militares arrastando um engraxate, popularmente conhecido por Bozó, por alguns metros no calçadão de Santa Maria. No vídeo é possível ver que eles saem próximo da Caixa Federal e vão em direção da Praça Saldanha Marinho.

A publicação já rendeu, até às 19h20min, 137 compartilhamentos, além de comentários de pessoas reclamando da atitude e outros defendendo os PMs.

O produtor cultural Leonardo Gadea,27, passava pelo Calçadão por volta das 16h, quando viu a cena e resolveu gravar.

_Quando cheguei no calçadão vi os policiais conversando com o Bozó, não sei o que aconteceu antes. Todo mundo conhece ele e sabe que ele não é santo, que algumas vezes importuna algumas mulheres, mas mesmo assim achei exagerado o modo que foi tratado. A gente tolera tanto criminoso cruzando nosso caminho todo dia, por que não podemos tolerar uma brincadeirinha de mau gosto do pobre engraxate? _explica Gadea.

Bozó estaria bêbado e teria desacatado os PMs antes de ser arrastado

O comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon) Sidenir Cardoso, afirma que já sabe do vídeo mas deve ter um relatório completo do que aconteceu antes de opinar sobre o fato.

DIÁRIO DE SANTA MARIA