ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

quinta-feira, 31 de março de 2011

TORTURA EM DELEGACIA

Corregedoria investiga cinco policiais acusados de tortura dentro de delegacia - O GLOBO, 31/03/2011, Gustavo Gourlart

RIO - Cinco policiais da 10ª DP (Botafogo) são investigados pela Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol) por um suposto crime de tortura. O crime teria acontecido dentro da delegacia, na semana passada. Segundo a Polícia Civil, os agentes teriam usado um alicate para ferir os órgãos sexuais do funcionário de um ferro-velho na Região dos Lagos. A vítima ainda teria sido obrigada a ficar sem roupa. Eles tentavam pressionar o funcionário a identificar dois homens como fornecedores de peças de carros roubados

Segundo o corregedor Gilson Emiliano, a vítima foi levada a exame de corpo de delito, que confirmou os ferimentos. Já no exame feito no alicate encontrado na delegacia, foram detectados vestígios de tecido humano no instrumento. A vítima afirma o envolvimento de três policiais na agressão e de mais três em omissão, pois viram o que acontecia e não fizeram nada. Apenas cinco deles foram identificados pelo homem. Um dos agentes não estava de plantão na delegacia no dia do crime e foi chamado para depor para verificar o seu possível envolvimento na tortura.

A delegada Martha Rocha, chefe da Polícia Civil, repudiou o crime e disse que decidiu divulgar o fato para que a sociedade acompanhe as investigações.

"Quero deixar muito claro a nossa transparência e comprometimento. A ida da vítima à corregedoria foi muito importante, vemos que a população confia e acredita na Polícia Civil. Queremos fazer um trabalho eficiente, rápido e transparente", disse em nota.

A delegada disse ainda:

"É inadmissível que, num momento como esse, especialmente quando se há vários recursos para investigações, aconteça um crime de tortura dentro de uma delegacia".

Os cinco policiais depuseram na Coinpol. Se for comprovado o envolvimento deles no crime, eles serão indiciados por tortura e serão exonerados da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário