ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

terça-feira, 22 de março de 2011

POLICIAL É AFASTADO APÓS VÍDEO DE AGRESSÃO

Policial é afastado na Bahia após vídeo mostrar agressão a suspeito - o globo, 21/03/2011 às 20h14m - iBahia

SALVADOR - Um vídeo que mostra um policial militar batendo em um homem na praia do Guaibim, em Valença, na Bahia, provocou a abertura de um processo disciplinar pelo Comando da Polícia Militar. O soldado envolvido, da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), ficará afastado até a conclusão do processo.

Nas imagens, o soldado Alan de Almeida Santos aparece ao lado de um colega abordando um suspeito, Leandro do Rosário Ferreira. O soldado agride Ferreira algumas vezes, com socos e chutes, mesmo o suspeito não tendo reagido e aparentar desmaiar.

O PM foi ouvido na sede da 33ª CIPM, em Valença. O soldado estava em Valença como um reforço para o policiamento da cidade. A guarnição em que o soldado Santos estava foi chamada pelo motorista de ônibus Gildésio de Jesus, que disse ter sido agredido por Ferreira, fato registrado na delegacia de Valença.

Em nota, a PM diz que é favorável à "filosofia de não agressão no exercício da atividade policial militar, através da qualificação contínua".

Nenhum comentário:

Postar um comentário