ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

quarta-feira, 23 de março de 2011

ABORDAGEM POLICIAL IMPRUDENTE E MORTAL

Imprudência na abordagem policial causa mortes - JORNAL DA RECORD, 27/07/2010

Muitas famílias vítimas da imprudência policial esperam a justiça agir para que a polícia reveja suas abordagens. Foi o caso do jovem de 14 anos morto acidentalmente por um tiro disparado por um PM no último domingo (25). Durante o período de treinamento os policiais aprendem a maneira correta de realizar uma abordagem sem que seja preciso atirar, mas a realidade no Brasil é hoje em dia é muito diferente.



COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Este vídeo está sendo postado para lembrar uma das mazelas que mais ocorre no meio policial brasileiro - a abordagem incorreta. O vídeo confirma a formação do policial em apenas quatro meses e a reduzida prática de tiro, insuficientes para um profissional que precisa de um conhecimento especializado para prestar serviços onde o risco de vida faz parte da rotina diária. Para se proteger e proteger terceiros, o principal equipamento é a arma, um instrumento letal que necessita de muita prática, treino e conhecimento técnico. A questão envolve a pressão política sobre o comando policial para colocar efetivos nas ruas o quanto antes, em razão do clamor popular por segurança.

Defendo dois anos, no mínimo, a duração do curso de formação para policiais estaduais reunindo conhecimentos científicos, humanos, levantamento de dados operacionais, investigação preventiva, mediação de conflitos, técnica policial, artes marciais e mobilização, instrumental e prática intensiva de tiro defensivo.

Não se deve submeter à pressão política, pois só com uma boa formação e um treinamento bem apurado se obtém profissionais comprometidos e eficazes. Sun Tzu na sua arte da guerra previu isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário