ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

quarta-feira, 30 de março de 2011

BM INDICIA PMs POR AMEAÇAS CONTRA ESTUDANTE NA FRONTEIRA

ABORDAGEM SUSPEITA. Indiciados quatro PMs por agressões a negro. Universitário baiano relata ter sido perseguido desde fevereiro em Jaguarão - CARLOS ETCHICHURY, ZERO HORA 30/03/2011

A corregedoria-geral da Brigada Militar indiciou por lesão corporal, abuso de autoridade e injúria três soldados e um sargento em Jaguarão pela suspeita de agressões e envolvimento em ameaças a um estudante de História da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Negro, nordestino e homossexual, Helder Santos Souza, 25 anos, afirmou ser vítima de preconceito por policiais do município na fronteira com o Uruguai. Ele deixou o cidade na semana passada e quer retornar a Feira de Santana (BA), sua cidade natal, nos próximos dias.

De acordo com a versão de Souza, a perseguição teria se iniciado na madrugada de 6 de fevereiro, após uma abordagem de uma guarnição da BM. Durante a revista, agressões verbais e físicas teriam sido desferidas contra o jovem. Em ocorrência registrada na Delegacia da Polícia Civil da cidade, Souza afirmou ter ouvido a seguinte ordem de um soldado, antes de receber golpes de cassetete na região lombar e no braço esquerdo: “olha para parede, negrão”.

Jovem recebeu ameaças por cartas anônimas

Inconformado, ele procurou a corregedoria da corporação e a Polícia Civil. Como represália, ameaças em forma de cartas anônimas, escritas em computador, tornaram-se frequentes. Souza recebeu pelo menos duas correspondências.

Uma delas, a qual Zero Hora teve acesso, o autor, em linguagem agressiva e português sofrível, ordena Souza a mudar sua versão dos fatos.Ainda recomenda “o negro sujo a voltar para Bahia” sob pena de apanhar e de aparecer “um quilo de maconha” em poder do acadêmico – referindo-se à possibilidade de um policial plantar provas para que ele fosse preso por tráfico de entorpecentes.

Para amedrontar professores, um bilhete, postado em Pelotas, no último dia 16, foi endereçado a uma diretora da Unipampa em Jaguarão. O texto, igualmente chulo, ordenava a professora a não se meter na contenda envolvendo Souza e PMs.

– Quando fui comunicada da carta, procurei a Polícia Federal para que providências fossem tomadas – revelou ontem a reitora da Unipampa, Maria Beatriz Luce.

Sentindo-se ameaçado, Souza, numa ação que envolveu a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, deixou Jaguarão. Ontem, o tenente-coronel João Gilberto Fritz, corregedor substituto da BM, anunciou os indiciamentos:

– Não podemos dar detalhes do procedimento da corregedoria, mas ficou constatado que há indícios de crime e de transgressão.

Remanejados para atividades dentro do quartel, os policiais foram afastados do patrulhamento diário, segundo a Brigada Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário