ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CAI COMANDANTE DAS UPPS NO RIO


Após morte de PMs no Alemão, cai comandante das UPPs. Coronel Rogério Seabra Martins será substituído pelo coronel Paulo Henrique, que estava no comando da Coordenadoria de Operações Especiais da PM

O GLOBO
Atualizado:18/12/12 - 1h06


Coronel Rogério Seabra em palestra para PMs da UPP da Mangueira. Foto de 31/10/2011Arquivo Extra / Guilherme Pinto


RIO - Após a morte de dois policiais militares no Complexo do Alemão, foi anunciada a saída do coronel Rogério Seabra Martins do comando da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (UPPs). Conforme adiantou em seu blog o jornalista Jorge Antônio Barros, Seabra vai para a geladeira na Diretoria Geral de Pessoal (DGP) e em seu lugar assume o coronel Paulo Henrique, que estava no comando da Coordenadoria de Operações Especiais da PM. O coronel Seabra ficou no cargo desde 1º de outubro do ano passado, aonde chegou substituindo o coronel Robson Rodrigues da Silva, que hoje chefia o Estado-Maior da Polícia Militar.

Na madrugada desta segunda-feira, um carro com policiais da UPP da Mangueira foi atacado por um grupo de criminosos na localidade conhecida como Caixa D’água. De acordo com a nota, um policial militar foi ferido com um tiro de raspão no rosto e encaminhado para Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), onde foi medicado e passa bem. A Polícia fez buscas no local para encontrar os criminosos.

No início do mês, pelo menos dois PMs lotados em UPPs do Complexo do Alemão foram mortos em menos de 48 horas. No dia 8 de dezembro, o policial militar da UPP das favelas da Fé e Sereno, no Complexo da Penha, Alexandre Antônio Barbosa foi morto por bandidos na Rua Santa Mariana, em Higienópolis. Há informações de que o policial, que estava de folga no momento em que foi morto, teria dado apoio aos PMs que trocaram tiros com bandidos horas antes na Favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão. No confronto, dois supostos bandidos foram mortos.

Na madrugada do dia 6 de dezembro outro PM da UPP foi morto, desta vez na Favela Nova Brasília. Fábio Barbosa da Silva, de 36 anos, foi baleado quando o agente fazia patrulhamento de rotina na localidade conhecida como Areal, na Fazendinha. Ele foi atingido na cabeça. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas morreu no dia seguinte.

Em julho, a policial militar Fabiana Aparecida de Souza, de 30 anos, foi morta por um tiro de fuzil durante um ataque de 12 traficantes à sede da UPP na Favela Nova Brasília. Casos de violência acontecem com certa frequência na comunidade, mesmo com a presença da polícia. No dia 16 daquele mês, uma troca de tiros entre bandidos e policiais da UPP da Fazendinha assustou moradores duas vezes em menos de 24 horas. Os conflitos aconteceram poucos dias depois da saída do Exército e a implantação de quatro UPPs do Alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário