ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

NOVE PMS SÃO CONDENADOS POR TORTURA EM 1º GRAU

ZERO HORA. 26 de setembro de 2012 | N° 17204.

DECISÃO NA SERRA

Justiça condena nove PMs por tortura


A Justiça de Flores da Cunha condenou, em primeira instância, nove servidores da Brigada Militar por tortura. O grupo de policiais chegou a ser conhecido, entre 2007 e 2008, como Tropa de Elite da Serra Gaúcha, por usar técnicas semelhantes às mostradas no filme Tropa de Elite.

Os policiais militares condenados (veja quadro) prenderam quatro jovens que conheciam um suspeito da morte de um brigadiano.

O caso ocorreu na madrugada de 27 de dezembro de 2007. Na noite anterior, o gesseiro Valdir Garcia de Moura matou o sargento da BM Luiz Ernesto Quadros Mazui, 39 anos, por uma desavença. O crime ocorreu na casa de Moura. Policiais militares de Flores da Cunha, Caxias do Sul e Farroupilha se deslocaram até o local do homicídio.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), o major Gilberto Güntzel, então subcomandante da BM de Caxias, foi ao local à paisana, dirigindo seu carro particular, um Tempra. Também foi à casa do assassino o então capitão Alexandre Augusto Silva da Silva, comandando duas guarnições de Caxias.

Segundo a avaliação do MP, jovens que estavam na casa foram torturados para revelar o paradeiro do autor da morte do brigadiano.

Um rapaz teria sido levado em uma viatura até um parque, onde foi agredido com socos e chutes. PMs também teriam usado um saco plástico para sufocá-lo. Os nove PMs condenados poderão recorrer da sentença. Segundo a Justiça, após todo o processo tramitar em julgado, todos perderão o cargo, função ou emprego público.


Os condenados
Três anos e quatro meses de prisão
- Major Gilberto Güntzel de Oliveira
- Major Alexandre Augusto Silva da Silva
Dois anos e quatro meses de reclusão
- Sargento Luís Carlos de Mattos
- Soldado Valério Zorzi
- Soldado Ademir Dorneles Severo
- Soldado Eneias Gonçalves Falcão
- Soldado Jéferson dos Santos Silveira
- Soldado Édison Hildebrando Ribas dos Santos
- Soldado Wladinir Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário