ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CADÊ A POLÍCIA DESTA CIDADE?


ZERO HORA Explosão na madrugada, 28/09/2012 | 06h49

PIONEIRO.COM

"Cadê a polícia desta cidade?", teria dito bandido durante assalto ao Banco do Brasil, em Jaquirana. Ação foi por volta da 1h e durou aproximadamente 30 minutos




Agência do Banco do Brasil de Jaquirana foi destruída com a explosão na madrugada desta sexta Foto: Alex Sandro Macedo dos Santos / Leitor-Reporter


Róger Ruffato


Os cinco assaltantes que participaram do ataque ao Banco do Brasil, na madrugada desta sexta-feira, em Jaquirana ironizaram da falta de efetivo do município durante a ação criminosa. A agência foi assaltada por volta da 1h desta sexta-feira.

_ Cadê a polícia dessa cidade? _ a frase teria sido dita logo após o grupo ter interceptado um carro do qual manteve um motorista como refém.

No horário do ataque, somente um policial estava de serviço na cidade. O refém foi levado pelos criminosos e obrigado a ficar para fora do carro, pela abertura do teto solar. Ele foi libertado minutos depois.

A ação do grupo durou aproximadamente 30 minutos. Durante esse período vários tiros foram disparados ao alto. Três explosões foram ouvidas na cidade de cerca de 4 mil habitantes. Os explosivos danificaram dois caixas eletrônicos e o cofre da agência.

Os bandidos tiveram acesso ao dinheiro, mas por motivo de segurança, o banco não divulga o valor levado. Os caixas estavam abastecidos desde a tarde de quinta para o período de pagamento. O banco atacado fica a uma quadra da delegacia de polícia civil do município.


Cidade tem um policial por turno:

Com 4 mil habitantes, Jaquirana segue o padrão de outros municípios que sofreram ataque a banco neste ano. A Brigada Militar tem apenas um policial por turno na madrugada e a localização possibilita rotas variadas de fuga — a BR-285 (Vacaria-São José dos Ausentes) e a ERS-110 cortam a cidade.

A Brigada Militar da região faz buscas, mas, até o fim da madrugada, não havia pistas dos criminosos. O delegado Juliano Ferreira, titular da Delegacia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), também viajou para Jaquirana.

Este é o 19º arrombamento a banco com explosivos no Rio Grande do Sul em 2012.

Relembre outros casos em 2012

 — 17/09/2012, Fagundes Varella — Bandidos atacaram com explosivos a agência do Banco do Brasil de Fagundes Varela, na Serra. Uma testemunha ouvida pela BM disse ter visto ao menos três homens fugirem em um carro.
— 08/09/2012, Nova Bassano — A agência do Banco do Brasil que fica na Rua Pinheiro Machado foi atacada por criminosos. Quatro homens armados explodiram pelo menos dois caixas eletrônicos.
— 02/09/2012, Tio Hugo — Ladrões explodem terminal do Banco do Brasil, localizado ao lado da sala ocupada pela BM. Plantão policial estava em outra cidade no momento da ação. — 26/08/2012, Picada Café — Dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil são detonados por assaltantes.
— 14/08/2012, Torres — Quadrilha faz reféns e explode caixas durante a madrugada na área de autoatendimento do Banco do Brasil.
— 07/08/2012, São Francisco de Paula — Bando faz dois reféns em ataque ao BB. Dois dias depois, um suspeito é morto em Caxias do Sul em confronto com a Brigada Militar.
— 31/07/2012, Feliz — Três pessoas são baleadas, inclusive um PM, em uma ação contra a agência da Caixa.
— 20/07/2012, Bento Gonçalves — Um caixa do Bradesco em posto de combustíveis é explodido. BM troca tiros com os bandidos.
— 27/04/2012, Uruguaiana — Ladrões falham na tentativa de explodir um caixa eletrônico do BB.
— 14/04/2012, Dom Feliciano — Um policial militar morreu e outro foi baleado em ação contra o Banco do Brasil.
— 05/04/2012, Tapes — Oito criminosos atacam a agência do Banco do Brasil e trocam tiros com a polícia.
— 18/03/2012, Canoas — Bando arromba com carro porta de supermercado e explode caixa eletrônico.
— 13/03/2012, Canoas — Um caixa eletrônico do Itaú é destruído.
— 10/03/2012, Caxias do Sul — Bando explode caixa eletrônico do Bradesco.
— 06/03/2012, Santa Maria — Homem é preso ao tentar detonar explosivos em um caixa eletrônico do Bradesco.
— 05/03/2012, Sapucaia do Sul — Terminal do Bradesco é explodido.
— 04/03/2012, Ipê — Bando faz um refém e fere a tiro uma pessoa em ação contra agência do Banco do Brasil.
— 21/01/2012, Triunfo — Ataque a uma agência do Itaú em posto de combustíveis tem troca de tiros com a Brigada Militar.








Nenhum comentário:

Postar um comentário