ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

TURISTAS RECLAMAM DE FURTOS E DESPREPARO DA PM E DO ATENDIMENTO NA DP

JORNAL DO BRASIL 01/01 às 20h37

Turistas reclamam de furtos e despreparo da PM em Réveillon do Rio. Atendimento em delegacia de Copacabana também foi criticado

Gabriella Azevedo



A festa de Ano Novo terminou em dor de cabeça para centenas de turistas que vieram à cidade aproveitar o Réveillon mais famoso e tradicional do Brasil, em Copacabana. Desde o início da madrugada, as delegacias do bairro ficaram lotadas de vítimas de furto ou roubo durante a virada do ano nas areias da praia de Copacabana. A 12ª Delegacia de Polícia (DP), na Rua Hilário de Gouveia, teve atendimento criticado pelos turistas e o despreparo da Polícia Militar, responsável pela segurança do evento, também foi citado. A ocorrência de arrastões, já frequentes na festa de fim de ano em Copacabana, foi uma das principais reclamações.

 
Delegacia lotada: turistas aguardam atendimento para registro de ocorrências

A mineira Joana, que intercala moradia entre Rio e Nova York, veio à cidade para aproveitar a virada do ano no Réveillon de Copacabana, mas acabou tendo a carteira do marido roubada. A turista ainda aponta que todos os anos ocorrem os arrastões nos mesmos locais ao longo da praia, especificamente em frente ao hotel Copacabana Palace. Joana critica a postura dos policiais militares, que, segundo ela, não cumprem seu papel enquanto ocorrem os casos de violência. "Todo ano tem arrastão no Copacabana Palace. Agarraram o braço do meu marido, que já é idoso, e levaram a carteira. Colocam muitos policiais, mas eles ficam batendo papo enquanto o 'pau está comendo'", criticou. Para Joana, os policiais deveriam "circular mais" pela orla durante o evento.

Joana reclamou ainda do atendimento na delegacia. Segundo a mineira, durante todo o dia, apenas uma atendente prestava assistência às vítimas, que tentavam realizar as ocorrências. "Era para ter várias pessoas atendendo. Cheguei aqui, só tinha uma. Estou há mais de 1 hora aguardando e está muito lento. É preciso mais assistentes. Além disso, não tem fila preferencial para idosos e deficientes", reclama.

Os amigos paulistas William Castro e Amanda Mendonça, que já vieram diversas vezes ao Rio, foram à delegacia prestar ocorrência do furto do celular e documentos de William. Além do roubo, os turistas afirmaram que um amigo colombiano, que também estava de passagem pelo Rio, teve todos os seus pertences e roupas roubadas na madrugada desta quarta-feira (1), durante a virada do ano. O turista ficou inconsciente na praia e acordou apenas de cueca. "Ele, inclusive, foi vítima de violência sexual. Ele virá à delegacia nesta tarde para resolver", contou Amanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário