ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

FALTA DE EFETIVO FECHA POSTO DA BM À NOITE

PORTAL ABAMF

Falta de efetivo faz com que posto da Brigada Militar feche às 20h em Pareci Novo

Stephany Sander/Rádio Guaíba


Cidade conta com apenas cinco agentes, sendo que um deles está em férias


A cidade de Pareci Novo, no Vale do Caí, conta com um efetivo de cinco policiais, sendo dois sargentos e três soldados, dos quais um está em férias. A situação faz com que o patrulhamento seja feito por um PM em uma viatura, o que não é recomendado pela Brigada Militar, e inviabiliza que o posto funcione 24 horas.

Em função disso, o posto da Brigada Militar adotou um turno de trabalho de 12 horas, das 8h às 20h. Depois deste período, guarnições da sede do 5º BPM de Montenegro, cidade vizinha, cobrem a área junto com um agente que trabalha em uma espécie de plantão, de acordo com o comandante do Comando de Policiamento Ostensivo do Vale do Caí, Aldo Mantovani.

“É evidente que um policial não pode atender ocorrências à noite sozinho. Isso é suicídio. No entanto, nós não deixaremos de cumprir nossa função e a cidade não ficará desguarnecida. Esta situação é histórica, a cidade nunca teve mais de cinco agentes, número mínimo estipulado pelo Estado e, por isso, precisamos também preservar estes que já atuam aqui”, explicou.

A partir das 20h, o morador de Pareci Novo precisa ligar para o celular funcional que fica na Sala de Operações, em Montenegro. A corporação, que conta com 27 policiais, também atende pelo telefone de emergência, o 190.

Mantovani afirma que a cidade não fica desguarnecida, pois a viatura do Oficial de Serviço também faz patrulhas rotineiras.

O prefeito de Pareci Novo, Rafael Riffel (PTB), pedirá uma reunião com representantes da Brigada Militar, pois classifica como descabida a situação de não ter policiais disponíveis à noite no município. Em 2013, dois sequestros, de gerentes de bancos, foram registrados na cidade, mas, segundo o comandante do Vale do Caí, a BM nem ao menos foi informada e os casos ficaram sob responsabilidade da Polícia Federal. O telefone para atendimento após as 20h é o (51) 9978.6221.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - É lamentável o histórico de descaso que alimenta a falta de efetivos para o policiamento ostensivo preventivos nas ruas. Apesar de promoverem concursos de entrada de novos policiais, Governos de partidos diferentes não se preocupam em pagar salários dignos para manter este pessoal treinado, incentivam a aposentadoria, priorizam o enfrentamento do crime e ainda avalizam os desvios de BM para outras finalidades com aval da justiça criminal e do poder representativo e fiscal do Executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário