ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

domingo, 19 de janeiro de 2014

PMS MATAM CÃES EM AÇÃO POLICIAL

ZERO HORA ONLINE 19/01/2014 | 13h01

Vídeo mostra policiais militares matando cães a tiros em Carazinho. Ação, que ocorreu durante a prisão de um homem nesta sexta-feira, é investigada pela Polícia Civil e pelo Comando da BM

Vanessa Kannenberg



Um vídeo que mostra a ação da Brigada Militar em Carazinho, no norte do Estado, está causando polêmica na internet. Mais ou menos na metade dos 4min26seg de imagens,policiais militares aparecerem atirando contra cachorros no pátio de uma casa. Segundo a Polícia Civil, dois cães morreram após cerca de oito disparos.

O vídeo foi gravado nesta sexta-feira, durante a prisão de um homem no bairro Floresta, em princípio feito com celular por um familiar do detido, e passou a ser divulgado e compartilhado nas redes sociais. Nas imagens, além dos tiros contra os animais, aparece uma mulher discutindo com os PMs, muitos gritos e latidos.

Assista ao vídeo divulgado no Youtube:

<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/tcyDw3mIplE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Conforme o comandante do 38º Batalhão de Polícia Militar, de Carazinho, capitão Jarbas Luiz Bohrer, um cerco policial foi montado após um homem, que teria apresentado conduta suspeita, ter fugido de uma abordagem policial.

— Ele foi detido quando tentou invadir uma casa. Além de resistir à prisão, ele teria tentado atirar contra a guarnição. Familiares também tentaram impedir a ação e teriam instigado os cachorros contra a guarnição. Mas tudo isso vai ser investigado — afirma Bohrer.

Segundo o comandante, os policiais apreenderam, junto com o suspeito, uma arma calibre 32 e um rádio comunicador na frequência da BM. Um inquérito policial militar foi aberto para avaliar se houve excesso por parte da Brigada.

O caso foi registrado na Polícia Civil, que investiga se houve crueldade contra animais e abuso de poder. De acordo com a delegada Heladia Cazarotto, testemunhas já foram ouvidas e o inquérito deve ser concluído nesta semana, quando deve ser remetido ao judiciário.

— Estamos investigando se houve maus-tratos, porque, em princípio, um dos cães estava preso num canil e o outro estava amarrado, então não teriam condições de atacar ninguém, mas vamos analisar melhor o vídeo — afirma Heladia.

Ainda conforme a delegada, mais de 10 PMs teriam participado do cerco policial, mas só dois teria efetuado os disparos. O homem detido foi liberado pela Justiça ainda na noite de sexta-feira. A reportagem não conseguiu contato com ele ou com a família. 


PETIÇÃO ONLINE

Após a repercussão do vídeo na internet, uma petição online foi criada, buscando apoio para a prisão dos policiais envolvidos na morte dos cachorros, justificando que eles "mataram cães inocentes, que estavam presos em um canil sem oferecer qualquer perigo". Intitulada "Cadeia para os assassinos de farda", a mobilização reunia mais de 2,2 mil assinaturas até as 14h30min deste domingo.


19/01/2014 | 18h04

Dono de cães mortos por policiais em Carazinho diz que fugiu por estar dirigindo sem CNH. Zero Hora conversou com Willian do Nascimento de Moraes, pedreiro de 23 anos, por telefone



Cães foram mortos no pátio que fica entre a casa de Moraes e a do cunhado, que mora em frenteFoto: Grupo Gazeta / Especial

Vanessa Kannenberg


Dono dos cachorros mortos e suposto alvo dos policiais militares deCarazinho na ultima sexta-feira, Willian do Nascimento de Moraes, pedreiro de 23 anos, conversou com Zero Hora pelo telefone e contou a sua versão dos fatos.

Segundo ele, foi perseguido pelos PMs porque estava dirigindo sem carteira de habilitação. Moraes ainda disse que não estava armado e não possuía um radiocomunicador, informações que foram repassados pelo comandante local da Brigada Militar.

A ação dos policiais ainda está sendo investigada pela própria corporação e pela Polícia Civil. Além de possível maus-tratos, está sendo apurado se houve abuso de autoridade e excesso durante a abordagem pelos policiais militares.


ENTREVISTA

Zero Hora – O que aconteceu antes da gravação do vídeo?

Willian do Nascimento de Moraes – Eu estava indo para o trabalho, lá pelas 8h30min. Eu estava aqui perto de casa ainda, quando vi uma viatura. Como eu não tenho carteira (de habilitação), já tinha sido pego antes dirigindo e o carro tá no meu nome, eu resolvi voltar pra casa. Nisso eles começaram a vir atrás de mim. Logo apareceram mais duas motos da polícia atrás. Eu estacionei na frente, pulei pra fora e comecei a correr, eles logo estavam atrás de mim. Eu queria pegar a carteira do meu cunhado, eu já tinha feito isso outras vezes, mas eles chegaram atirando. Aí eu me entreguei. Mesmo assim eles me deram uma coronhada na cabeça.

ZH – Você não reagiu?

Moraes – Não. Logo depois a coisa se acalmou, veio um outro PM e começou a conversar comigo. Ele queria que eu fosse até a viatura, me apresentar. Mas eu não quis, disse que ia chamar meu advogado, porque se já tinham me agredido assim, imagina se eu fosse. Aí começou a chegar mais gente, mais policiais. Os cachorros se agitaram.

ZH – Os cães atacaram alguém?

Moraes — Não. Deu toda aquela confusão e eles ficaram com medo. O amarelo (cachorro chamado de Toby) se soltou e eu peguei ele. Ele me mordeu todo, tenho as marcas ainda. Pra ele não morder mais ninguém, eu coloquei ele no canil de novo. Ele ainda tentou se esconder, mas o policial começou a atirar e matou ele com quatro tiros. Ele tentou atirar em mim também, mas eu pulei e escapei. Até caímos juntos no chão. Um outro policial daí atirou e matou o outro cachorro, que tava amarrado. Logo depois eles me pegaram.

ZH – Quem gravou o vídeo que está repercutindo na internet?

Moraes – Foi a mulher do meu cunhado, com um celular. Ela até avisou que estava gravando, mas os policiais nem deram bola e continuaram lá. No fim, ela ficou nervosa e parou de gravar, não filmou eles me arrastando, meio desmaiado, só de cueca, na frente de todo mundo, até do meu filho.

ZH – Você foi levado para a delegacia?

Moraes – Sim, mas antes me levaram pro hospital, pra costurar minha cabeça, tava sangrando muito. Depois fui levado pro cubículo, fiquei uma hora e pouco lá e depois me soltaram. Meu cunhado pagou a multa do guincho e pegou o carro de volta.

ZH – Conforme a Brigada Militar, você portava uma arma e teria atirado contra os soldados. Qual a sua versão?

Moraes – Não, não é verdade. Meus vizinhos estavam tudo aqui perto, eles viram. Capaz que eu ia atirar contra a polícia. O problema é que eu já cometi outros crimes, já roubei quando era menor e mais velho também, aí eles gravaram meu nome e me perseguem. Mas agora estou quieto, na minha, trabalhando e cuidando da minha mulher e meu filho.



RADIO GAÚCHA, 20/01/2014 07h44

Brigada começa a ouvir hoje policiais envolvidos em morte de cães em Carazinho. Vídeo divulgado na internet mostra brigadianos atirando contra os animais



A Brigada Militar afirmou por meio de nota que vai começar a ouvir nesta segunda-feira (20) os policiais envolvidos na morte de cachorros em Carazinho, no norte do Estado. Em imagens divulgadas na internet, brigadianos aparecem atirando contra cães no pátio de uma casa, onde faziam uma prisão de um suspeito de roubo à uma residência. Segundo a Polícia Civil, dois animais morreram com cerca de oito disparos.

De acordo com a Brigada Militar, foi instaurado um inquérito para verificar a conduta dos policiais no caso, ocorrido na última sexta-feira. O vídeo gravado por parentes do suspeito preso, donos dos cães, mostra que enquanto a família tentava impedir a prisão, os cachorros latiam. Neste momento um policial sacou a arma e atirou contra os animais.

A cena teve repercussão na internet no fim de semana. Uma petição online foi criada buscando apoio para a prisão dos policiais envolvidos no caso. Intitulada “Cadeia para os assassinos de farda”, a mobilização justifica que os policiais mataram cães que estavam presos em um canil e não ofereciam perigo aos brigadianos.

Confira a nota da Brigada Militar:

A Brigada Militar (BM) informa que tomará todas as providências para esclarecer o episódio envolvendo a morte de cães, ocorrido em Carazinho, na sexta-feira (17), durante uma abordagem policial. Para apurar os fatos, já foi instaurado inquérito e os policiais envolvidos começarão a ser ouvidos nesta segunda-feira (20). Assim que tiver concluída a investigação, a BM divulgará os resultados.
NO YOUTUBE...

http://www.youtube.com/watch?v=tcyDw3mIplE

Assista ao vídeo divulgado no Youtube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário