ZERO HORA 13 de janeiro de 2014 | N° 17672
EDUARDO ROSA E MAURICIO TONETTO
CAPITAL INSEGURA
Apenas cincos PMs em 19 ruas. Ao percorrer 145 quilômetros em dois turnos, reportagem constatou a carência de policiamento em diferentes regiões da cidade
Em cinco horas e meia de observação e 145 quilômetros percorridos, foram vistas pelas ruas e avenidas de Porto Alegre oito viaturas da Brigada Militar. Zero Hora passou por 19 vias em dois períodos nos dias 9 e 10 – na madrugada de quinta-feira e na manhã de sexta-feira. Havia apenas cinco policiais militares no trajeto, nenhum em motocicleta ou a cavalo.
Na edição de ontem, ZH mostrou que, em apenas um dia (3 de janeiro, uma sexta-feira), 58 pessoas foram assaltadas na Capital – uma média de um roubo a cada 25 minutos. Todas as vítimas entrevistadas criticavam a ausência de soldados da BM nas ruas.
O teste realizado pela reportagem não tem rigor científico, mas evidencia a falta de policiamento na cidade, uma das principais reclamações da população na área da segurança pública. A madrugada, período com menos pessoas e automóveis circulando, também é o que menos apresenta policiais. No horário da incursão de ZH, nem a Júlio de Castilhos, com trabalhadores iniciando a jornada e pessoas entrando em festas, nem a Independência, cheia de jovens em filas de boates, contavam com a presença de PMs. A escura Bagé e a movimentada Lima e Silva, por exemplo, estavam desguarnecidas.
Apesar de ter sido observado um efetivo maior durante o turno da manhã, a maior parte dos trechos percorridos não contava com PMs. Havia viaturas na Borges de Medeiros, na Dom Pedro II, na Carlos Gomes, na Osvaldo Aranha e na Ramiro Barcelos. Nesta última também estavam quatro PMs.
Nos dois últimos anos, testes semelhantes foram realizados por ZH. Em 2012, foram vistas quatro viaturas na madrugada – durante o dia, sete PMs a pé, quatro em motocicletas e dois a cavalo. No ano passado, foram quatro viaturas circulando com as luzes das sirenes acesas na madrugada e nenhum PM a pé. Concentrados principalmente na região central, 10 policiais estavam circulando ou parados em pontos com colegas à luz do dia. Foram vistos PMs em quatro carros e em quatro motocicletas.
EM 2010...
André Mags, Zero Hora, 20/11/2010 | 05h37min
Teste ZH: falta de policiamento noturno amplia sensação de insegurança na Capital. Em ronda por 10 vias da Capital durante uma hora e meia, ZH cruzou com três viaturas e um PM a pé. Apesar de ganhar cerca de mil novos policiais militares neste ano, a Capital ainda sofre com a falta de policiamento noturno, ampliando a sensação de insegurança entre moradores e trabalhadores. Ao repetir ronda noturna realizada entre o fim dos anos 90 e o começo dos anos 2000 em 10 das principais ruas e avenidas de Porto Alegre, Zero Hora detectou uma redução no efetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário