ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

QUADRILHA COMANDADA POR ASSESSOR PARLAMENTAR ENVOLVE OFICIAIS DA PM

CATVE 25/04/2013 21h02

PF desarticula quadrilha comandada por assessor parlamentar. Operação Fractal foi deflagrada na manhã de hoje em três estados


A investigação começou em 2010 após representação no Ministério Público de Umuarama de que haveria uma quadrilha que atuava com apoio de policiais militares em rotas de contrabando no Noroeste do Paraná.

Esses policiais facilitariam a passagem da mercadoria contrabandeada e ainda extorquiam contrabandistas concorrentes, repassando parte dos valores e dos produtos desviados de apreensões.

A organização seria liderada pelo assessor parlamentar do deputado estadual Waldyr Pugliesi e por oficiais da Polícia Militar.

O contrabando de mercadorias e cigarros era distribuído por todo o país. A soma dos valores dessa prática criminal chega a milhares de reais. Até agora mais de 40 mandados de busca e apreensão e 23 de prisão preventiva já foram cumpridos.

As ordens judiciais foram executadas nas cidades de Curitiba, Maringá, Medianeira, Foz do Iguaçu, Faxinal além de cidades no estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo as investigações da Operação Fractal, há a possibilidade da organização criminosa tentar afetar o comando atual da Polícia Militar.

Paraná - Em Curitiba, 13 pessoas foram presas. Entre elas, 4 policiais militares e 1 assessor parlamentar. Em Foz do Iguaçu, foram 4 presos (1 policial civil). Na cidade de Maringá, foram 5 presos, dos quais 4 eram policiais militares. Foram apreendidos 13 veículos de luxo em Curitiba, além de computadores, joias e valores em dinheiro. Foram efetuadas 23 conduções coercitivas no Estado, das quais 16 em Curitiba (2 policiais militares), 4 em Maringá, 2 em Londrina e 1 em Foz do Iguaçu.

Santa Catarina - 
Em Laguna e em Joinville foram cumpridos mandados de condução coercitiva (1 em cada cidade).

Rio Grande do Sul - Foram cumpridos 2 mandados de busca e apreensão (um em Porto Alegre e outro em Canoas) e 1 mandado de condução coercitiva em Canoas.

Flagrantes - Em Curitiba, foram apreendidas 4 armas de fogo e um silenciador, artigo proibido por lei. Também foi encontrada pequena porção de droga, além de medicamento de origem estrangeira. Em Foz do Iguaçu, uma arma foi apreendida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário