ZERO HORA 03 de abril de 2013 | N° 17391
BAIXAS EM AÇÃO. Abono a agentes feridos é aprovado
A angústia de policiais afastados do serviço após serem feridos em combate contra criminosos tende a ser amenizada. Ao menos pelo aspecto financeiro. Um abono salarial proposto pelo governador Tarso Genro foi aprovado por unanimidade, ontem, pela Assembleia Legislativa. O benefício irá retroagir a 1º de dezembro, e a previsão do governo é de que comece a ser pago em maio.
Alei prevê um abono especial a ser pago mensalmente durante a licença médica. O benefício valerá para servidores ativos da Brigada Militar, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários e Instituto-geral de Perícias que se ferirem em ação.
O abono não terá valor fixo. O cálculo é feito pela média recebida a título de horas extras e de alimentação dos três meses anteriores ao fato que deu origem à licença. No cálculo do abono entrará, também, o valor correspondente à substituição temporária, para os militares que desempenhavam essa função no momento do fato.
O pagamento se inicia a partir da data do caso que ocasionou o afastamento. A licença é de no máximo de um ano ininterrupto, prorrogável por igual período mediante perícia. O abono não será incorporado para o cálculo da aposentadoria.
Um dos beneficiados será o policial militar de 41 anos ferido na caça aos bandidos que assaltaram uma fábrica de joias em Cotiporã, em dezembro. Além do movimento em uma das mãos, o PM casado e pai de um filho de seis anos perdeu as horas extras, parte do auxílio-alimentação e a gratificação que dobravam seu salário. Teve uma redução de 43% da renda.
– O problema é que as contas não param. Mesmo conseguindo manter os pagamentos em dia, a redução do salário era uma coisa que me preocupava – conta o policial.
Após 40 sessões de fisioterapia, o braço esquerdo do soldado continua imóvel. Na próxima sexta, ele consultará um especialista em nervos para saber se deverá ser submetido a nova cirurgia.
RÓGER RUFFATO | CAXIAS DO SUL
Nenhum comentário:
Postar um comentário