ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

CADEIRANTE FORAGIDO TENTA CORROMPER POLICIAIS

G1 24/04/2013 16h27

Cadeirante foragido oferece carros, casa e R$ 40 mil a PM, diz polícia. Jovem fugiu há 8 meses da ala de segurança máxima da Papuda, no DF. Ele foi preso suspeito de integrar quadrilha de roubo de carros, em Goiás.

Do G1 GO, com informação da TV Anhanguera





Após oito meses foragido da Justiça, um cadeirante de 25 anos, que cumpria pena da ala de segurança máxima do Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, foi recapturado na noite da terça-feira (23), no Parque Estrela Dalva III, em Luziânia, na região do Entorno. Durante a abordagem, um subtenente da Polícia Militar (PM) afirma que o jovem, condenado por porte ilegal de arma, tentou suborná-lo. “Ele me ofereceu um carro modelo Corolla, um Santana, um Marea, uma casa e R$ 40 mil para liberá-lo”, conta o subtenente da PM José Fernando Amaral.

O cadeirante foi detido, após uma denúncia anônima, juntamente com quatro jovens suspeitos de roubo de carros e porte ilegal de arma. Com eles, a PM encontrou celulares, equipamentos de som automotivo, duas facas, um revólver calibre 38, diversas munições e quatro veículos roubados. Segundo a polícia, ele confessou que mandaria os veículos para o Paraguai.

Todos os presos foram encaminhados para o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), onde prestaram depoimento e aguardam decisão da Justiça. De acordo com o delegado Pedromar Souza, o cadeirante provavelmente deverá ser levado para o Complexo Prisional da Papuda, onde ele cumpria pena.

A Polícia Civil de Goiás informou que o jovem foi beneficiado por uma saída temporária no ano passado, mas não retornou ao presídio do Distrito Federal na data prevista. No entanto, não soube precisar por qual motivo ele recebeu o benefício. “Ele deve voltar para lá [para a Papuda]. E vamos investigar se ele e os outros suspeitos pertenciam a alguma quadrilha especializada”, conclui o delegado Pedromar Souza.

O G1 tenta contato com o Complexo Prisional da Papuda.

Outro caso

Na terça-feira (23), um cadeirante de 26 anos e um colega, de 20, foram presos em Cidade Ocidental, município goiano do Entorno do Distrito Federal. Eles são suspeitos de terem envolvimento no roubo de um carro. Com os dois, foram encontrados um revólver calibre 38, porções de drogas, munições e o veículo roubado.

Segundo a polícia, o carro, roubado no domingo (21), foi encontrado na casa do cadeirante, no Centro da cidade, e teria sido levado pelo rapaz mais novo. O dono do automóvel foi à delegacia e reconheceu a arma e um dos suspeitos de ter praticado o crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário