WIANEY CARLET
Bombas e gases
Se repetirem o que aconteceu nos demais jogos da Copa das Confederações, milhares de pessoas tentarão se aproximar do Maracanã para protestar e depredar, mesmo sabendo que serão contidas e repelidas com granadas de gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral e balas de borracha. Para os interesses internos do Brasil, nada será acrescentado com o deliberado assédio ao estádio. Porém, serão inevitáveis os prejuízos que a aparente insegurança proporcionará ao país, ano que vem. Turistas fugindo do Brasil na Copa do Mundo é prejuízo. É justo, adequado e oportuno pressionar os três poderes da República para que sejam obtidas transformações que o Brasil exige com a máxima urgência. Mas em que o país melhorará perdendo o turismo e prejudicando a nossa imagem no Exterior?
Imaginando
E se Porto Alegre estivesse sediando jogos da Copa das Confederações,? As manifestações sairiam do Largo Glênio Peres, na direção do Beira-Rio. Seguiriam pela Avenida Padre Cacique ou pela Avenida Beira-Rio. Para evitar que chegassem ao estádio, a Brigada Militar fecharia as duas únicas vias de acesso ao estádio colorado. E a torcida, como chegaria ao Beira-Rio? É provável que a via que margeia o Guaíba não fosse a escolhida pela falta de alvos para as depredações. Na Borges e Padre Cacique, haveria abundantes objetivos para saciar a gana destrutiva dos vândalos. Chegar e deixar o Beira-Rio seria uma prova infernal que, certamente, inibiria a presença de torcedores nos jogos. Sabem de uma coisa? Acho que Porto Alegre deve festejar a perda da Copa das Confederações.
Polícia
Em distúrbios envolvendo grandes massas de manifestantes, aparecem em penca os especialistas em controle de tumultos. Desenha-se, então, um quadro extravagante: todo o mundo entende do assunto, menos a BM. Em todas as manifestações de Porto Alegre, a BM passou por força truculenta que agride inocentes. Pergunta: como se faz para conter vândalos e saqueadores que chegam protegidos pela multidão?
Baixos salários
Não são poucos os PMs feridos nos enfrentamentos com a banda podre dos manifestantes. Os policiais cumprem o seu dever ainda que recebam os salários mais baixos entre as polícias militares do Brasil. Mas, infelizmente, somos o país do futebol e das injustiças. Nestas horas, calam-se as vozes que pregam a extinção da BM. O momento é bom para lembrar.
Matéria indicada pelo Ten Cel Iriart
Nenhum comentário:
Postar um comentário