ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

MAIS POLICIAIS OSTENSIVOS A PÉ, MENOS EM VIATURAS

ZERO HORA 01 de novembro de 2012 | N° 17240

NAS RUAS
Mais PMs a pé, menos em viaturas. BM decide redistribuir o efetivo em Porto Alegre na tentativa de reprimir os roubos de veículos

FRANCISCO AMORIM

Para frear a onda de assaltos a motoristas em Porto Alegre, policiais militares a pé devem ser vistos com mais frequência a partir de hoje nas ruas, avenidas e praças da cidade. A nova orientação é reduzir o número de policiais dentro das viaturas do policiamento ostensivo, redistribuindo o efetivo em áreas mais visadas por ladrões de veículos.

Apenas veículos usados por forças especiais, como as do Pelotão de Operações Especiais (POE), deverão circular com mais de dois PMs. A determinação foi repassada ontem pelo comandante do Policiamento da Capital, coronel Alfeu Freitas, durante reunião de quase três horas, a cerca de 40 oficiais dos cinco batalhões responsáveis pelo patrulhamento dos bairros de Porto Alegre. Com a medida, o coronel quer dar fim a uma prática que se tornou comum na cidade, o patrulhamento em veículos ocupados por três ou quatro PMs.

– Não há necessidade de termos mais do que dois PMs por viaturas em ações de policiamento de rotina ou para o atendimento da maioria das ocorrências – comentou Freitas.

Sem revelar quantos PMs serão deslocados para o policiamento a pé, o comandante revelou que sua decisão tem dois objetivos básicos. O primeiro é dar mais visibilidade à tropa nas ruas da cidade, garantindo maior sensação de segurança à população. O outro objetivo é aproximar os PMs dos moradores e comerciantes, e, por consequência, elevar o número de informações recebidas pela corporação sobre movimentações suspeitas em áreas mais visadas pelos criminosos.

– O ideal, inclusive, é que seja o mesmo PM a fazer o policiamento da mesma área. Assim ele passa a conhecer moradores, a rotina do bairro, da rua – comentou o coronel.

Os comandantes de batalhões também foram orientados a reforçar o número de PMs à paisana, do serviço de inteligência, nas áreas mais perigosas. A ideia é que eles passem a ajudar as guarnições fardadas na localização de suspeitos.

Na segunda-feira, reportagem de ZH antecipou que a BM estudava ampliar o número de policiais a pé para reprimir os roubos na Capital.

Crime que atormenta

- No domingo, reportagem relatou histórias de vítimas de roubos de carro nas ruas com maior número de ocorrências em Porto Alegre em setembro – mês que registrou 496 assaltos.

- Um das ruas que apresentaram maior número de casos foi a Artigas, no Petrópolis. Após um surto de ataques, um PM passou a ficar de plantão na Praça Nações Unidas.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Parabéns ao Comandante do CPC Cel Freitas. Deve ter lido o Relatório Lee Brown. Esta estratégia foi aplicada em Nova York em 1990 quando a população começou a exigir maior presença policial nas ruas. Policiais ostensivos a pé permanecem em seus postos, comprometidos com o local de trabalho, atuando na prevenção de delitos e cumprindo com a presença real, uma das características do policiamento ostensivo. O Policial a pé tem a capacidade de interagir com os moradores e comerciantes locais na prevenção dos delitos. Quando ocorrer o delito, o policial a pé pode receber  apoio das guarnições motorizadas e o reforço das patrulhas de resposta rápida e das guarnições táticas especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário