ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

sábado, 6 de outubro de 2012

INQUÉRITO VAI APURAR CONFRONTO

CORREIO DO POVO, 06/10/2012

Inquérito vai apurar confronto no Centro

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o confronto ocorrido da noite de quinta-feira, no Largo Glênio Peres, no Centro. De acordo com o titular da 17 DP, Hilton Müller Rodrigues, até o momento o que ficou claro foi o motivo que levou ao início da confusão. 'Pelo que eu percebi, a Brigada Militar só agiu após haver dano ao patrimônio', comentou Müller. Ele explicou que os manifestantes pularam as grades e invadiram o espaço destinado a um dos quatro exemplares espalhados pelo país do tatu-bola, mascote da Copa do Mundo de 2014. O boneco inflável de 7 metros de altura foi danificado pelos manifestantes, que denunciaram abuso por parte da BM. 'Isso terá que ser apurado ao longo do inquérito', afirmou o policial. 
 
O delegado disse que serão apurador dois crimes: lesão corporal e dano ao patrimônio público. A investigação já solicitou imagens das câmeras de segurança instaladas na região para apurar quem danificou o boneco e se foi desproporcional a reação da BM. Gravações de pessoas que participaram do conflito já foram analisadas pela Polícia. 
 
O Ato em Defesa da Alegria (ADA) foi organizado via Internet por um grupo que tinha a intenção de protestar contra o cercamento do auditório Araújo Viana, no Parque da Redenção, e contra as parcerias público-privadas (PPPs) firmadas pela prefeitura, incluindo a que permitiu instalar chafarizes no Largo Glênio Peres, onde o confronto de ontem se registrou. Na quinta, o grupo se reuniu de forma pacífica desde as 16h em frente ao Paço Municipal, na praça Montevidéu, no Centro, sob a vigilância de 19 guardas municipais e de 23 policiais do Batalhão de Operação Especiais (BOE).
 
 'Queremos mostrar que a população quer se apropriar dos espaços públicos', disse um dos integrantes do movimento. Na noite anterior, o grupo já havia queimado uma peça publicitária, também inflável, em frente ao Araújo Viana, após o show do músico Tom Zé. 'É o símbolo do capitalismo, querem entregar à iniciativa privada todos os espaços que são do povo', gritou um dos manifestantes. De acordo com manifestantes, durante o confronto, a BM usou bombas de efeito moral, balas de borracha e gás lacrimogêneo, além de bater com cassetetes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário