ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

A PF E O KIT-EXTORSÃO

O DIA 24 de setembro de 2013

Adriana Cruz - Justiça e Cidadania

A Corregedoria da Polícia Federal (PF) investiga o que agentes, nos bastidores, batizaram de ‘kit-extorsão’: uma corda, duas armas — uma de choque e outra raspada —, algemas e touca ninja, encontradas numa viatura do órgão há duas semanas. O material foi descoberto na mudança de plantão e devidamente registrado.

Em nota oficial, a PF informa que apura o caso. O procurador da República Orlando Cunha já pediu explicações. Para Cunha, não é necessário montar um ‘kit’ para um mau agente praticar extorsões, mas o episódio é grave, e os servidores responsáveis pelos equipamentos devem ser identificados e punidos.

Controle externo

O material foi encontrado pelo delegado Marcelo Nogueira. Ao assumir o plantão, ele não teve dúvidas em registrar o fato. É inadmissível que agentes da Polícia Federal tenham arma raspada. O Ministério Público Federal tem o Grupo de Controle Externo da Atividade Policial, criado especialmente para investigar agentes federais.