ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

domingo, 18 de janeiro de 2015

NUMEROS SOBRE VIOLÊNCIA POLICIAL PREOCUPAM




O GLOBO 18/01/2015


No Rio, polícia mata 30% a mais em 2014; em São Paulo, 28%. Pesquisa aponta que 11.197 pessoas foram mortas por agentes públicos, em todo o país, entre 2009 e 2013.

por Renato Onofre


SÃO PAULO — A violência policial aumentou no Rio de Janeiro e em São Paulo em 2014. De acordo com levantamento feito por pesquisadores do Fórum Brasileiro de Segurança Pública a pedido do GLOBO, o número de pessoas mortas por policiais paulistas subiu 28,5%, e por policiais do Rio, 30%.

As corporações dos dois estados afirmam rever constantemente os procedimentos, mas seguem sendo as mais violentas do Brasil. De acordo com dados do 8º anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em novembro, a tropa mais letal do país está no Rio de Janeiro, seguida por São Paulo e pela Bahia. Entre 2009 e 2013, 11.197 pessoas foram mortas por agentes públicos.

O documento chega a destacar uma tendência, até 2013, de queda na letalidade policial no Rio. Depois de ter registrado 1.330 casos em 2007, o Rio fechou 2013 com 416 mortes. Contudo, dados ainda não consolidados de 2014 revelam que o panorama mudou. Entre janeiro e novembro do ano passado, 544 pessoas foram mortas por policias. Um dos motivos apontados por especialistas é o desgaste da política de unidade de polícias pacificadoras.

— A aproximação inicial não se reverteu em uma real ocupação social do estado. As lacunas ficaram abertas e as velhas práticas voltaram — destacou o pesquisador e professor da FGV Rafael Alcadipani.


O coronel Paulo Augusto Teixeira, subchefe de Estado-Maior Administrativo da PM do Rio, e ex-diretor-presidente do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP-RJ), admitiu o problema nas polícias:

— Estamos revendo os procedimentos. Começa na próxima semana um treinamento com oficiais multiplicadores sobre abordagem e utilização da arma de fogo. Precisamos rever nossos procedimentos.

Em São Paulo, a letalidade policial é a mais alta da década. Entre janeiro e novembro do ano passado, 816 pessoas foram mortas por policiais militares em serviço e fora de serviço. Diferentemente do Rio, os números paulistas contabilizam todas as mortes por agentes públicos de segurança. Após a posse, em sua primeira entrevista à frente da Secretaria da Segurança Pública paulista, o secretário Alexandre de Moraes prometeu mudar o quadro.

— Obviamente, uma de nossas metas é diminuição da letalidade, até porque, nos embates, também morrem policiais. Então, com planejamento, inteligência, operações previamente organizadas e um policiamento de alta intensidade, nós temos absoluta convicção de que a letalidade diminuirá.

Em nota, a secretaria afirmou que o estado contabiliza as mortes por policiais em folga, inclusive as que não têm relação com a atividade policial, como os assassinatos passionais, o que influencia nas estatísticas. E que todos os casos são analisados pelas corregedorias da Polícia Militar e da Polícia Civil. Os procedimentos são revistos e novos protocolos são criados para evitar eventuais erros.

PESQUISADORA CRITICA PROCEDIMENTO DE PMs

Os casos de pessoas mortas por policiais se repetem. Na quinta-feira, Patrick Ferreira Queiroz, de 11 anos, foi atingido, no Rio, por um tiro de fuzil na axila. O caso foi registrado na 25ª DP (Engenho Novo) como morte em decorrência de intervenção policial Segundo os três policiais envolvidos na ação, eles atiraram, pois o menino tinha uma arma na mão.

— É necessária a revisão dos procedimentos policiais. Em muitos dos casos, a polícia atira antes de perguntar — afirma a pesquisadora da FGV Samira Bueno.

A família nega que ele estivesse armado. À imprensa, a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) sustentou que Patrick integrava o tráfico no local, mas não explicou se a ação policial era a mais adequada a situação.

Quatro dias antes, imagens sobre uma ação policial ocorrida em agosto do ano passado colocaram novamente em xeque a conduta policial. Na cena, dois policiais perseguem um carro. Após ligarem a sirene, os policiais disparam contra o veículo. Haissa Vargas, de 22 anos, foi atingida nas costas.

Em seguida, os policiais lotados no 39º BPM (Irajá) conversam com duas amigas da jovem, que entraram no carro da polícia, e questionam o motivo do grupo não ter parado o carro. Um deles fala.

— Não, não justifica, tá. Não justifica ter dado o tiro, tá bom? — admite o PM.

O coronel da PM Paulo Augusto Teixeira, subchefe de Estado-Maior Administrativo, nega que a atitude dos policias seja uma prática comum na corporação.

— O caso choca por ser excepcionalidade e não uma prática. Está fora dos protocolos de trabalho — explicou.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - AS FORÇAS POLICIAIS ESTÃO ENVOLVIDAS NUMA GUERRA CIVIL GENERALIZADA EM TODO O BRASIL. SÓ OS PODERES GOVERNANTES NÃO ENXERGAM PORQUE ESTÃO PREOCUPADOS COM CARGOS, PRIVILÉGIOS E SUPERSALÁRIOS. AS MORTES SÃO CONSEQUÊNCIAS DESTA CEGUEIRA...É claro que isto não livra as forças policiais se serem melhores formadas, capacitadas e preparadas para enfrentar o crime e evitar a morte de inocentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário