ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

PARA PERITO, LEVAR CORPO DA FAVELA FOI CRIME

JORNAL EXTRA 02/06/14 08:38

Para perito, PMs da UPP da Rocinha cometeram crime ao levarem corpo da favela



Rafael Soares


Para o perito forense Levi Inimá de Miranda, é possível afirmar, a partir das imagens gravadas pelos policiais, que Josiel Rafael Silva, baleado por PMs na Rocinha no último sábado, estava morto quando foi levado da favela. Segundo o perito, “não se tratou de uma remoção movida por uma intenção humanitária, mas sim de um local de crime desfeito”.

— Pelas imagens, fica claro o cometimento do crime de fraude processual pelos policiais. Há diversas provas de que a vítima está morta. Não se vê qualquer movimento muscular voluntário ou respiratório. Há grande quantidade de sangue, por empoçamento. Sem contar as orientações dadas por um deles de que “não se mexesse nele” e pela comemoração dos PMs — afirmou o perito.

Um vídeo enviado para o WhatsApp do EXTRA (21 99809 9952/ 99964 1263) mostra PMs da UPP da Rocinha comemorando a morte de um traficante e retirando seu corpodo local do crime, sem que a perícia de local tivesse sido feita. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, os policiais chegaram a levar o corpo de Josiel Rafael Silva de 43 anos, ao Hospital Miguel Couto. A entrada dele na unidade não foi registrada porque ele estava morto.

Policiais junto a homem baleado em tiroteio na Rocinha Foto: foto de leitor / via WhatsApp


Inimá também criticou a forma como a corpo foi levado pelos policiais.

— Os PMs não têm qualificação para socorrer. O modo como eles levam o corpo é completamente inadequado — acrescenta.

Já para o também legista Mauro Ricart, um local de crime desfeito compromete toda a investigação futura.

— Diversos detalhes da dinâmica dos fatos não serão mais acessíveis, já que a perícia só foi feita sem o corpo e no dia seguinte ao fato — alega Ricart.

Josiel Rafael Silva, conhecido como Mica, era irmão de João Rafael da Silva, o Joca, ex-chefe do tráfico da Rocinha, preso em outubro de 2007 no Ceará, após brigar com Antônio Francisco Bonfim Lopes e fugir da favela com R$ 2,5 milhões. Mica tinha uma passagem na polícia por tráfico de drogas em 1995. Atualmente, não tinha mandado de prisão pendente em seu nome.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - O PERITO ESTÁ CERTO!!! Mas será que ele teria coragem de aguardar no local a chegada do socorro e dos peritos ou realizar uma perícia num local de crime conflagrado por uma guerra civil, onde o risco de levar um tiro e morrer é iminente? É fácil falar de dentro de um gabinete, enquanto lá fora, a realidade do submundo é bem outra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário