ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

MP RECOMENDA PROIBIÇÃO DE ARMA DE FOGO PELA POLÍCIA EM PROTESTOS

ZERO HORA 09/06/2014 | 14h48

Cautela e direitos. MP recomenda proibição de arma de fogo pela polícia em protestos. Instituição fez advertências relacionadas à atuação dos órgãos de segurança pública durante a Copa


por Lara Ely



Orientação do MP para policiais durante protestos é de não usar armas de fogoFoto: Tadeu Vilani / Agencia RBS


Em uma tentativa de garantir a liberdade de expressão dos manifestantes e conter possíveis abusos por parte das autoridades policiais, o Ministério Público Federal e o Estadual fizeram recomendações para os órgãos de segurança pública que atuarão nos protestos durante a Copa do Mundo.

A proibição do emprego de arma de fogo por parte dos policiais durante as manifestações, o uso parcimonioso de bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e spray de pimenta, a identificação dos policiais com seu nome de guerra fixados na farda e a liberdade irrestrita para captação de imagens estão entre as principais instruções.

— Nossa atitude visa atuar no sentido preventivo, para que não volte a acontecer repressões como as que ocorreram em outras épocas — afirma o procurador da República Alexandre Schneider.


Segundo Schneider, a preocupação da procuradoria se intensificou após investigações do MP em ambas as esferas constatarem "um nítido propósito de neutralizar manifestações sociais legítimas", o que, segundo o procurador, fere direitos previstos na Constituição Federal.

— Recebemos um dossiê contendo informações sobre abusos policiais e observamos também que o governo queria abafar manifestações, e as denúncias estão sendo investigadas. Mas a tendência é que se queira reprimir esses movimentos.

Para monitorar a ação da polícia durante a Copa do Mundo, a procuradoria vai atuar em regime de plantão.

— Tomaremos as providências necessárias para que a legislação seja respeitada — diz a promotora de Justiça e Direitos Humanos, Liliane Dreyer da Silva Pastoriz.

Em relação ao uso de armas não letais, a recomendação é de que não se empregue sem autorização legal dos comandantes e que a sua utilização leve em conta o binômio "necessidade-proporcionalidade".

Sobre o acesso controlado de pedestres no perímetro da Fifa, no qual os cidadãos sem ingresso nem credenciamento que transitarem estarão sujeitos à revista ou possível impedimento de acesso à área do estádio, os promotores informam que não há irregularidades nem controvérsias, uma vez que a Lei Geral da Copa prevê a restrição do acesso e considera constitucional a realização de revistas, desde que em casos suspeitos.

— Para garantir a integridade dessas pessoas, faz-se necessária a limitação da circulação de pedestres e veículos — diz o promotor de Justiça Marcos Reichelt Centeno.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - É realmente, no Brasil surreal, cada vez mais me convenço que a polícia é desvalorizada, segregada e tratada como se fosse inferior e amadora. Além da ingerência do poder político em questões técnicas e estratégicas, o MP quer ensinar o ofício aos policiais. É o cúmulo. O MP tem deveres como controlador externo e de denunciar as ilicitudes e o abuso do poder de polícia, mas ensinar o padre a rezar a missa já beira o absurdo e um flagrante abuso da autoridade que tem outra finalidade.

Um comentário:

  1. Parece que o MP deve ter pouco serviço para fazer, quem sabe eu vou comecar a dizer como eles deveriam estar fazendo e não estão fazendo e o que priorizar no seu serviço de oficio, mas ai seria uma falta de ética profissional, pois sei que isso não é consenso de todos, pois conheço muitos e trabalhamos juntos de forma que nos conhecemos. Toda a generalização é injusta, pois seria muito amadorismo quer jogar simpatia para a "torcidas organizadas" ou " movimentos sociais legítimos" assim ditos no texto, em cima das policias. Podem ter certeza de uma coisa, as policias sabem que são os "Cordeiros" e os "Lobos" travestidos de Carneiros no rebanho.

    ResponderExcluir