ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PRESA QUADRILHA FORMADA POR 24 POLICIAIS MILITARES DO RIO



ZH 15/09/2014 | 08h44

Terceiro oficial na hierarquia da PM carioca é preso. Quadrilha é formada por 24 policiais militares do Rio de Janeiro


Uma operação na manhã desta segunda-feira desmantelou uma quadrilha formada por 24 policiais militares no Rio de Janeiro — seis deles, oficiais. Entre os presos, está o chefe do Comando de Operações Especiais (COE), coronel Alexandre Fontenelle Ribeiro, o terceiro posto mais alto na hierarquia da Polícia Militar carioca. Sob o guarda-chuva do COE, fica o Batalhão de Operações Especiais (Bope), entre outras divisões. As informações são do jornal O Globo.

São 25 mandados de prisão — apenas um não se refere a um policial militar. O grupo é suspeito de cobrar propina — que variavam de R$ 50 a R$ 10,4 mil — de donos de empresas de ônibus, cooperativas de vans, fornecedoras de gás, comerciantes e mototaxistas em Bangu. As investigações apontam que as extorsões ocorreram entre 2012 e 2013. Até o início da manhã, 11 pessoas haviam sido presas.

Em abril de 2013, a Subsecretaria de Inteligência da Secretaria da Segurança deflagrou a Operação Compadre, na qual foram expedidos 53 mandados de prisão contra policiais militares. A ação desta segunda-feira foi um desdobramento, feita com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e apoio da Corregedoria da PM e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosos Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE).

*Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário