ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

FALHAS NA COLETA DE MATERIAIS PREJUDICA CONCLUSÕES PERICIAIS

ZH 08/09/2014 | 21h25


Laudos da morte de Bernardo apontam falhas em coleta de materiais e são inconclusivos
IGP afirmou que materiais deveriam ter sido enviados imediatamente à perícia e que as conclusões foram prejudicadas pela demora e pelas condições erradas de armazenamento das amostras

por Maurício Tonetto, de Três Passos


Peritos estiveram no local do crime cerca de 10 dias depois que o corpo foi retirado da áreaFoto: Carlos Macedo / Agencia RBS


Cinco laudos oficiais sobre a morte do menino Bernardo Uglione Boldrini, obtidos nesta segunda-feira por Zero Hora, indicam que falhas na coleta e no armazenamento de materiais levantados na cena do crime, em Frederico Westphalen, impediram conclusões definitivas do Instituto-Geral de Perícias (IGP) sobre detalhes importantes no assassinato do garoto, ocorrido em abril deste ano.

Foram analisados pelo instituto fragmentos do pulmão e da traqueia de Bernardo, as roupas que ele usava, a terra da cova onde foi enterrado, as pás utilizadas para cavá-la, o saco ráfia em que o corpo foi depositado e exames toxicológicos. Em quatro deles, houve demora e falta de cuidados essenciais no manejo das provas por parte da Polícia Civil, segundo o IGP.

O instituto sublinha, nos laudos, que todo o material apreendido deveria ter sido imediatamente enviado para análise especializada, e não vários dias depois, como ocorreu. No exame dos fragmentos de pulmão e traqueia, não foi possível encontrar vestígios de terra. Porém, como o estudo do saco ráfia foi prejudicado, não se pode afirmar definitivamente se o garoto foi enterrado sem vida.


O diretor-geral substituto do IGP, Paulo Leonel Fioravante Fernandes, explicou que novas perícias podem ser solicitadas pelas partes no decorrer do processo. Segundo ele, quando o profissional assinala que houve dificuldades para chegar à conclusão do laudo devido a problemas no armazenamento das provas ou outras falhas técnicas, o trabalho costuma ficar inconclusivo. Por isso, de acordo com ele, é importante que as coletas e o armazenamento sejam feitos dentro de critérios técnicos.

Zero Hora procurou a delegada Caroline Bamberg, que conduziu as investigações e o inquérito policial, mas não obteve retorno.

Veja o que mostra cada um dos laudos:

Roupas (recolhidas em 14 de abril e enviadas para análise em 25 de abril)

"Não foram observadas manchas ou resíduos dignos de nota, além de sujidades típicas do uso no material avaliado. Contudo, dada à falta de isolamento de objetos, à sua manipulação prévia e seu envio sob condições desconhecidas, ao seu acondicionamento inadequado em embalagem comum e não individual e à remoção de itens, não descartamos e possibilidade de que algum vestígio que estivesse presente originalmente nos itens avaliados, porém, tenha se perdido até sua chegada a este departamento."

Terra (recolhida em 14 de abril e mandada ao IGP em 25 de abril)

"O pH observado não foi coerente com aquele esperado para o uso abundante de substâncias ácidas ou básicas (soda cáustica). Contudo, o acondicionamento e o encaminhamento de materiais, sobretudo biológicos, contendo vestígios para análise pericial devem ser feitos imediatamente após sua coleta, por pessoa identificada e sob refrigeração, sob pena da perda/alteração dos vestígios. No caso em tela, como o material foi mantido por cerca de 11 dias, após seu encontro, em condições desconhecidas e encaminhado posteriormente sem refrigeração, não excluímos a possibilidade de que o pH na ocasião fosse outro."

Pás (achadas em 15 de abril e levadas ao IGP em 25 de abril)

"Aos peritos foram apresentados, sem acondicionamento, os seguintes materiais: uma pá metálica e uma escavadeira de metal. Obs.: Em uma das faces metálicas de cada peça - objetos do exame pericial - haviam sido afixadas, inadvertidamente, etiquetas manuscritas com o número do inquérito e do ofício. (...) Não foram observados resíduos de terra e outras substâncias ou mesmo sinais de corrosão provocada pela adição de ácidos ou bases no material periciado. Contudo, o correto acondicionamento dos objetos e seu encaminhamento para análise pericial devem ser feitos imediatamente após sua coleta e por pessoa identificada, para garantir o isolamento dos mesmos. No caso em tela, como o material foi mantido por cerca de 10 dias, após seu encontro, em condições desconhecidas, e encaminhado posteriormente sem qualquer acondicionamento, não excluímos a possibilidade de que houvesse resíduos nos mesmos, mas que por erros de procedimento, os mesmos tenham se perdido."

Saco ráfia (achado no dia 16 de abril e entregue ao IGP em 25 de abril)

"O pH esperado não foi coerente com aquele esperado para uso abundante de substâncias ácidas ou básicas (soda cáustica). Contudo, o acondicionamento e o encaminhamento de materiais contendo vestígios para análise pericial devem ser feitos imediatamente após sua coleta, sob pena de perda/alteração dos vestígios. No caso em tela, como o material foi mantido por cerca de 11 dias, após seu encontro, em condições desconhecidas e encaminhado posteriormente sem refrigeração, não excluímos a possibilidade de que o pH na ocasião fosse outro."

Pulmão e traqueia

"Em relação ao material encaminhado à perícia — dois frascos de vidro transparente e incolor contendo fragmentos de pulmão e traqueia — para a verificação de possíveis detritos minerais similares a terra, informamos que o material recebido foi submetido a exame físico-visual e análise óptica, não sendo possível constatar a presença de substâncias diversas ou compatíveis com terra no material biológico recebido."
*Zero Hora


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Mais uma caso que detona os argumentos daqueles que queriam a separação do segmento pericial da polícia investigativa, quebrando o ciclo policial. No Brasil surreal, em nome do corporativismo, os legisladores e governantes permissivos prejudicam a eficiência da justiça criminal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário