ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

CHAMA A PM

O NORTÃO 23/02/2015 às 09:35



Por Osvaldo Matos de Melo Júnior


Vão conhecer, in loco, o que é combater a criminalidade no Brasil, diferente de qualquer lugar do mundo.



Tô ouvindo um barulho no quintal. Chama a PM.
Bati no carro da frente. Chama a PM.
Roubaram minha galinha. Chama a PM.
Um garoto acabou de tomar meu celular. Chama a PM.
Estão invadindo e saqueando. Chama a PM.
Vai ter clássico hoje. Chama a PM.
Vai ter um puta show. Chama a PM.
Vai ter carnaval. Chama a PM.

Estão roubando motoristas no sinal. Chama a PM.
Acabaram de matar um. Chama a PM.
Meu marido me deu uma pisa. Chama a PM.
Vai ter festa hoje. Chama a PM.
Tem um pedófilo incomodando os meninos. Chama a PM.
A Policia Federal vai fazer uma mega operação. Chama a PM.
A Policia Rodoviária precisa liberar a rodovia. Chama a PM.
Picharam a igreja. Chama a PM.

O pessoal invadiu as terras. Chama a PM.
As torcidas organizadas estão nas ruas. Chama a PM.
O pop star chegou ao aeroporto. Chama a PM.
Tem uma mulher dando a luz na parada. Chama a PM.
Tem uma quadrilha estourando os caixas. Chama a PM.
Precisamos capturar fugitivos das penitenciarias. Chama a PM.
Os prédios públicos precisam de segurança. Chama a PM.
Tem traficantes no morro. Chama a PM.

Tem uma boca de fumo no bar. Chama a PM.
Na esquina tem um cassino. Chama a PM.
Roubaram meu carro. Chama a PM.
Os meninos se perderam no mato. Chama a PM.
Estou sendo constrangido por essa empresa. Chama a PM.
A loja não quer devolver meu dinheiro. Chama a PM.
Precisamos levar o preso para audiência. Chama a PM.
A prefeitura vai fazer festa de rua. Chama a PM.

Precisamos levar o preso para o dentista. Chama a PM.
O cara não quer pagar a conta. Chama a PM.
Tem um brigão na multidão. Chama a PM.
Estou sofrendo homofobia. Chama a PM.
Ele me chamou de nego safado. Chama a PM.
Esse tarado pegou na minha bunda. Chama a PM.
O som da festa tá alto. Chama a PM.
Tem um doido brabo. Chama a PM.

Tem uma rebelião no presidio. Chama a PM.
Tem uma bomba no prédio. Chama a PM.
Os bancos estão sendo assaltados. Chama a PM.

Ufa, será que consegui convencer que esses profissionais precisam do nosso reconhecimento, respeito e valorização constante?
E que os pseudo especialistas em segurança, que gostam de aparecer na mídia com receitas sem fundamento e desprovidas de conhecimento aprofundado, deixem de falar besteiras, policiólogos de oportunidade e sem noção. Vão conhecer, in loco, o que é combater a criminalidade no Brasil, diferente de qualquer lugar do mundo.

Coloca o melhor policial inglês, canadense ou americano no Brasil que ele não dura uma semana.

Estamos em guerra civil contra bandidos sem futuro e alma. São mais de 50.000 pessoas vitimas da violência. O Brasil é o primeiro lugar em assassinatos de policiais e também o primeiro em suicídio de agentes da lei.

Não precisamos extinguir, unificar ou desmilitarizar policiais. Isso é muito caro e sem resultados. Se desmilitarizar aí que vai ficar pior para o cidadão. Imagina quase 400.000 homens armados sem o devido controle das regras e disciplina militares e usados por grupos políticos!

Os Estados Unidos tem mais de 15.000 tipos de instituições policiais e tudo funciona. A Itália, menor que o Brasil, tem várias polícias onde seus agentes são militares. Tem idiota que diz que só o Brasil tem Policia Militar. Ele esquece que em mais de 100 países existe esse modelo de polícia, apenas muda o nome: são as Gendarmarias, Polícia Nacional, Guardas Nacionais, entre outras.

Conheço profundamente os programas de ensino de todas as PMs e faço questão de dizer que não existe preparo de policial para extermínio de cidadão, ao contrário, as PMs buscam conteúdos de policia cidadã, direito constitucional, psicologia social entre outros.

Agora na hora do tumulto, do enfrentamento alguns passam do normal, dos dois lados, em todo lugar do mundo, até nos países ditos desenvolvidos.

Vamos reformular, integrar informações e inteligência, investir em qualificação, formação e salários unificados em todo país para os policiais militares com um fundo nacional para equiparar salários, usar o que a tecnologia tem de melhor, tornar as leis mais rígidas e evitar que reincidentes continuem a cometer crimes e permaneçam impunes ou sem condições de ressocialização. Vamos investir 40% do orçamento em educação o Brasil precisa desses jovens que estão morrendo vitimas da violência.

Lembramos que os policiais são recrutados da mesma sociedade que os rejeita e muito cobra sem dar muita vezes as condições mínimas necessárias para o exercício da função. Erros acontecem, é um efetivo imenso, maior que muitos exércitos, sempre ostensivo que bate de frente com todo o lixo social produzido, portanto os erros acontecem, mas os acertos são infinitamente maiores.

Esses policiais prendem mais de 500.000 criminosos por ano, salvam milhões de vidas, atuam em quase todos os conflitos sociais, sempre sacrificando suas vidas e integridade física, e até a família, em alguns casos. Na maioria das localidades brasileiras, são a única presença do Estado e o limite entre a civilidade e selvajaria.




* *Osvaldo Matos de Melo Júnior - Publicitário e sociólogo.
Autor: Osvaldo Matos de Melo Júnior
Fonte: O Nortão


 http://www.onortao.com.br/noticias/chama-a-pm-por-osvaldo-matos-de-melo-junior,35470.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário