ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

sábado, 19 de julho de 2014

NAS ELEIÇÕES DO RIO, O FUTURO DAS UPP


Nas eleições do Rio, o futuro das UPPs em pauta. Candidatos ao governo fluminense dão destaque à polícia pacificadora ao apresentar propostas

POR BRUNO GÓES
O GLOBO 15/07/2014 20:03

Garotinho, Crivella, Pezão e Lindberg - O Globo / Simone Marinho



RIO - O futuro das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) surge com destaque na plataforma dos principais candidatos ao governo do Estado do Rio. Implantada na gestão de Sérgio Cabral (PMDB), a política de ocupação de regiões dominadas por tráfico e milícia não é rejeitada pelos oponentes de Luiz Fernando Pezão (PMDB) - atual governador e candidato à reeleição -, mas é criticada pela necessidade de expansão e de ampliação de programas sociais complementares.

Anthony Garotinho (PR), Marcelo Crivella (PRB) e Lindbergh Farias (PT), além de Pezão, estiveram há pouco mais de uma semana no GLOBO para gravar vídeos sobre suas propostas. Quando o tema foi Segurança Pública, os candidatos de oposição seguiram a mesma linha, afirmando que "só política de ocupação não resolve".

Enquanto Lindbergh apontou a necessidade de maior investimento em Educação, Crivella disse que a política deve ser "universal", e não "apenas na Zona Sul". Já Garotinho afirmou que quer fazer o Batalhão de Defesa Social, que concentraria serviços de assistência social às comunidades mais pobres. Além disso, os três chamaram a atenção para a interiorização da violência e o despreparo dos policiais.

Pezão, por sua vez, disse que é importante melhorar o treinamento policial e expandir as áreas de ocupação. Afirmou, por sua vez, que é importante "ver o que fizemos e como recebemos o estado".


Tema de reivindicações nas manifestações de junho de 2013, Educação, Transporte, Saúde e economia também foram assuntos abordados.

No ensino, Pezão exaltou a melhoria do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o aumento dos salários dos professores.

Os demais candidatos propuseram o uso da tecnologia para auxiliar o aprendizado, aulas em tempo integral no Ensino Médio e mais investimentos em cursos profissionalizantes.

Lindbergh disse que quer resgatar os Cieps e transformá-los em escolas do "século XXI". Crivella falou sobre a criação da "TV Enem", que seria usada pelo aluno da rede pública em casa. Garotinho defendeu "um grande programa de reforço escolar" para combater a repetência.

Na Saúde, Pezão disse que continuará a inaugurar hospitais. Todos os demais candidatos criticaram a gestão atual e prometeram reorganizar o sistema público de Saúde do estado.

Quanto à mobilidade urbana, o governador prometeu expandir o metrô. Os opositores criticaram a influência política no setor e apontaram o estrangulamento do sistema.

Na área econômica, todos concordam que os recursos do petróleo e a inovação científica são o caminho para o desenvolvimento.

Tarcísio Motta (PSOL), que tem 1% das intenções de voto segundo o Ibope, também gravou vídeos. Suas propostas estão disponíveis no site.



Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/nas-eleicoes-do-rio-futuro-das-upps-em-pauta-13260641#ixzz37vflX61y

Nenhum comentário:

Postar um comentário