ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

domingo, 13 de novembro de 2011

A ESTRANHA ATUAÇÃO DE UM POLICIAL NA FAVELA DA ROCINHA

De testemunha de acusação, inspetor da polícia vira segurança da quadrilha de traficantes - ELENILCE BOTTARI, O GLOBO, 12/11/11 - 19h35

RIO -Em apenas seis meses, o inspetor de polícia Carlos Daniel Ferreira Dias deixou o papel de testemunha de acusação do processo da 33 Vara Criminal do Rio — que condenou o traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes a oito anos e quatro meses de prisão por crime de associação para o tráfico — para assumir a posição de segurança da quadrilha. Preso na última quarta-feira, flagrado por policiais federais quando escoltava a fuga de cinco traficantes da Rocinha, o inspetor foi durante cinco anos o principal responsável pelo único dos 20 inquéritos que levou Nem à sua primeira — e até agora única — condenação na Justiça.

Com nove anos de polícia, há pelo menos sete Carlos Daniel investigava os passos da facção da Rocinha desde o tempo do traficante Luciano Barbosa dos Santos, o Lulu, morto em abril de 2004 por policiais do Bope. Mas foi em 25 de dezembro de 2005, que o policial flagrou Nem numa interceptação telefônica do traficante Gilson Ramos da Silva, conhecido como Aritana, chefe da facção criminosa que também controlava a venda de drogas no complexo de São Carlos. Na época, Daniel investigava o envolvimento de menores com traficantes da Rocinha e do São Carlos, num processo que tramitava em segredo de Justiça na 2 Vara da Infância e Juventude.

"A gravidade dos crimes cometidos por tais elementos, envolvendo adolescentes e tal falta de limites, impõe resposta enérgica exemplar à sociedade que não pode ser mais oprimida do que já está", dizia o relatório policial, que justificou o desmembramento do caso em um novo processo, distribuído para a 33 Vara Criminal.

Ainda em 2006, a pedido do inquérito da 15 DP, Nem teve a prisão temporária decretada. Estranhamente, em maio de 2007, os mesmos investigadores voltaram a pedir a prisão do traficante. Desta vez, o pedido foi para a prisão preventiva, que, em regra, é feito depois da denúncia do MP, o que ainda não havia ocorrido. O pedido foi indeferido, já que o primeiro mandado de prisão sequer havia sido cumprido.

Por falta de provas materiais sobre o tráfico de drogas, o juiz Luiz Márcio Victer Pereira Alves condenou o traficante a oito anos e quatro meses pelo crime de associação, com todos os agravantes previstos em lei, em 29 de julho deste ano. Na semana passada, a defesa do traficante recorreu da sentença da 33 Vara Criminal. Dos outros nove processos que tramitam na primeira instância do TJ, contra o chefe do tráfico na Rocinha, pelo menos quatro estão suspensos provisoriamente porque, foragido, Nem não poderia ser citado. Em outro processo, da 20 Vara Criminal, a denúncia foi rejeitada.

Mas agora a situação processual do traficante pode piorar: ontem mesmo o juiz Rodrigo José Meano Brito, da 25 Vara Criminal, decretou a prisão de Nem num processo que apura sequestro e cárcere privado, associação para a produção e tráfico e porte Ilegal de arma de fogo de uso restrito:

— Agora que está preso e sem a ajuda de policiais para escapar de flagrantes, tanto os processos que já estão na Justiça, como os outros dez inquéritos de delegacias, incluindo os crimes de homicídio, vão andar — comentou um dos promotores que atuam nas ações contra o traficante.

Uma servidora do TJ, ao tomar conhecimento da prisão do inspetor Carlos Daniel, comentou:

— Na última vez em que prestou depoimento no processo da 33 Vara Criminal, ele disse que a polícia só não prendia o Nem porque não queria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário